CLIMA ORGANIZACIONAL E A INFLUÊNCIA NA GESTÃO DE VENDAS

Páginas: 7 (1611 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2013








CLIMA ORGANIZACIONAL E A
INFLUÊNCIA NA GESTÃO DE VENDAS









CAMPO MOURÃO
12/09/2013









CLIMA ORGANIZACIONAL E A
INFLUÊNCIA NA GESTÃO DE VENDAS

Trabalho realizado pelas acadêmicas:
Adriely Lima, Stephania Schlott e
Vanessa Guedes, para obtenção
de nota na disciplina de Administração
de Vendas do curso de Gestão Comercialna Faculdade Unicampo.

Professor: Rosinal Cardoso.






CAMPO MOURÃO
12/09/2013
INTRODUÇÃO


O clima é o estado em que a empresa se encontra em um dado momento, a partir percepção dos indivíduos sobre agir da empresa onde trabalham. . Esse estado ou momento em que pessoas se interagem gerando um clima no ambiente de trabalho é considerado passível de alteração, em razãodas formas distintas de reação por parte dos funcionários a novas influências, decisões ou ações da empresa, e das diferenças individuais, por exemplo, as de traços de personalidade. As recentes mudanças na oferta de mão-de-obra aumentaram a consciência dos gestores quanto às diferenças individuais no ambiente de trabalho.

















CLIMA ORGANIZACIONAL E A INFLUÊNCIA
NAGESTÃO DE VENDAS


CLIMA ORGANIZACIONAL

É a qualidade do ambiente que é percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e que influencia o seu comportamento. É aquela "atmosfera psicológica" que todos nós percebemos quando entramos num determinado ambiente e que nos faz sentir mais ou menos à vontade para ali permanecer, interagir e realizar.
De acordo com Chiavenato (1999, p.440 ) o clima organizacional reflete o modo como as pessoas interagem umas com as outras, com os clientes, fornecedores internos e externos, bem como o grau de satisfação do contexto que as cerca. O clima organizacional pode ser agradável, receptivo, caloroso e envolvente, em um extremo, ou desagradável, agressivo, frio e alienado em outro extremo.
Segundo Oliveira (1995, p. 47) clima interno é oestado em que se encontra a empresa ou parte dela em dado momento, estado momentâneo e passível de alteração mesmo em curto espaço de tempo em razão de novas influências surgidas, e que decorre das decisões e ações pretendidas pela empresa, postas em práticas ou não, e/ou das reações dos empregados a essas ações ou á perspectiva delas. Este estado interno pode ter sido influenciada poracontecimentos internos ou externos á empresa, e pode ser origem de novos desdobramentos em novos acontecimentos, decisões e ações internas.
Somos influenciados pelo clima organizacional e, ao mesmo tempo, o influenciamos. Esse ciclo de influências criará um efeito o qual chamamos de "realimentação de auto-reforço", fazendo com que certas características da cultura sejam amplificadas através decomportamentos repetidos nas relações do dia a dia. Assim, se a cultura organizacional for virtuosa, esse ciclo amplificará comportamentos construtivos, gerando mais produtividade com qualidade de vida. Mas se a cultura for viciosa, o ciclo de influências arrastará a empresa para comportamentos cada vez mais destrutivos, prejudicando a produtividade, desgastando as pessoas e os seus relacionamentos.
O climaorganizacional é o indicador tanto do nível de satisfação (motivação intrínseca), quanto da insatisfação (motivação extrínseca) que é experimentada pelos funcionários no trabalho através de aspectos como, por exemplo: salário, benefícios, reconhecimento e tipo de chefia, em que, quando não atendem a necessidade do indivíduo, ele sente-se insatisfeito (CODA; BERGAMINE, 1997).


CLIMAORGANIZACIONAL E A INFLUÊNCIA
NA GESTÃO DE VENDAS


As recentes mudanças na oferta de mão-de-obra aumentaram a consciência dos gestores quanto às diferenças individuais no ambiente de trabalho. Além dos traços de personalidade, estão também as características de aptidão físicas e cognitivas, e em sua maior parte, à diversidade gerada por características demográficas e culturais (WAGNER III, 2002)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a influência do clima organizacional nas empresas
  • Influência do clima organizacional
  • A influência do clima organizacional na motivação
  • A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NO CLIMA ORGANIZACIONAL
  • A Influencia do Clima Organizacional
  • A influencia do stress no clima organizacional
  • Gestão de mudanças: a sua influencia sobre o clima organizacional e nivel de produtividade.
  • Gestão do clima organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!