Clientelism Fichamento

1087 palavras 5 páginas
Universidade Federal do Maranhão
Curso de Serviço Social
Disciplina de Política II
Prof.ª : Cleonice
Discente: Maria da Graça Lopes Couto
Fichamento:
O personalismo em Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda e o clientelismo como negação da política
1. Introdução
O clientelismo trata-se de uma dos vínculos pessoais que são feitos entre políticos governantes e seus eleitores que consiste justamente na troca de favores por votos. Tal conjuntura corrobora para uma precarização da ordem democrática, pois ao invés de serem tomadas medidas de ação coletiva para todos os cidadãos, apenas o determinado individuo que por um favor politico votou em determinado candidato será beneficiado ou, em muitos casos, nem mesmo isto.
“O cliente pede como quem quer e espera obter um dadiva, e não como um cidadão no exercício legitimo de exigir providencias das autoridades.” (p. 530).
Desse modo, o que ocorre é uma desresponsabilização das ações politicas para com a população em geral. O fato de se trocar votos, por interesses pessoais cria um vinculo de afeto entre politico e eleitor, isso faz om que...
“[...] o acesso aos bens públicos deixa de ser regido por critérios universalistas para se tornar mercadoria de um escambo que desconhece as leis e no qual funcionam como trunfo as ligações pessoais dos que pretendem ser brindados pelas benesses do Estado.” (p. 54).
É, pois uma personalização da vida politica resultando em nada mais nada menos do que uma relação de dominação e, a partir disso, torna-se o clientelismo uma forma reeditada das relações entre senhor e escravo.
“Isto quer dizer que o clientelismo nega a politica [...]”. (p.54)
2. O clientelismo e a troca de favores por votos
“As maquinas – que guardam semelhanças bastante notáveis com o modo de funcionamento do clientelismo – constituem organizações de efeitos integradores, em sociedades dispersas e desmobilizadas, comumente marcadas pela fragmentação étnica e religiosa.” (p. 55).
Neste caso, o poder de mobilização

Relacionados