Clico Biogeoquímico

Páginas: 10 (2472 palavras) Publicado: 22 de junho de 2013
 Clico Biogeoquímico
O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. O termo é derivado do fato de que há um movimento cíclico de elementos que formam os organismos vivos (“bio”) e o ambiente geológico (“geo”), onde intervêm mudanças químicas. Ao longo do ciclo, cada elemento é absorvido e reciclado porcomponentes bióticos (seres vivos) e abióticos (ar, água, solo) da biosfera, e às vezes pode se acumular durante um longo período de tempo em um mesmo lugar. É por meio dos ciclos biogeoquímicos que os elementos químicos e compostos químicos são transferidos entre os organismos e entre diferentes partes do planeta.


Ciclo da Água










O ciclo da água, conhecido cientificamente como o ciclohidrológico, refere-se à troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas. A ciência que estuda o ciclo hidrológico é a Hidrologia.

* A água possui sete diferentes processos, são eles:
- Precipitação = consiste no vapor de água condensado que cai sobre a superfície terrestre.
- Infiltração = consiste no fluxo de água dasuperfície que se infiltra no solo.
- Escoamento = superficial é o movimento das águas na superfície terrestre, nomeadamente do solo para os mares.
- Evaporação = é a transformação da água no seu estado líquido para o estado gasoso à medida que se desloca da superfície para a atmosfera.
- Transpiração = é a forma como a água existente nos organismos passa para a atmosfera.
- Evapotranspiração = é oprocesso conjunto pelo qual a água que cai é absorvida pelas plantas, voltando à atmosfera através da transpiração ou evaporação direta (quando não absorvida).
- Condensação = é a transformação do vapor de água em água líquida, com a criação de nuvens e nevoeiro.


Ciclo do Carbono











O Carbono (C) é o quarto elemento mais abundante no Universo, depoisdo Hidrogênio (H), Hélio (He) e o Oxigênio (O), e é o pilar da vida como a conhecemos. Existem basicamente duas formas de carbono, uma orgânica, presente nos organismos vivos e mortos, não decompostos, e outra inorgânica, presente nas rochas. Noplaneta Terra o carbono circula através dos oceanos, da atmosfera, da terra e do seu interior, num grande ciclo biogeoquímico. Este ciclo pode ser dividido em dois tipos: o ciclo "lento" ou geológico, e o ciclo "rápido" ou biológico.

* Ciclo Geológico
Este ciclo que opera a uma escala de milhões de anos é integrado à própria estrutura do planeta e iniciou-se há cerca de 4,55 bilhões de anos,quando na formação do Sistema Solar e da Terra, tendo origem nos planetesimais (pequenos corpos que se formaram a partir da nebulosa solar) e nos meteoritos portadores de carbono que colidiram com a Terra. Nesse sentido, mais de 99% do carbono terrestre está contido na litosfera, sendo a maioria carbono inorgânico, armazenado em rochas sedimentares como as rochas calcárias. O carbono orgânico contidona litosfera está armazenado em depósitos de combustíveis fósseis. Numa escala geológica, existe um ciclo entre a crosta terrestre (litosfera), os oceanos (hidrosfera) e a atmosfera. O Dióxido de Carbono (CO2) da atmosfera, combinado com a água, forma o ácido carbônico, o qual reage lentamentecom o cálcio e com o magnésio da crosta terrestre, formando carbonatos. Através dos processos de erosão (chuva), estes carbonatos são arrastados para os oceanos, onde se acumulam no seu leito em camadas, ou são assimilados por organismos marinhos que eventualmente, depois de morrerem, também se depositam no fundo do mar. Estes sedimentos vão-se acumulando ao longo de milhares de anos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Clicos biogeoquimicos
  • biogeoquimico
  • Biogeoquímicos
  • BIOGEOQUÍMICOS
  • clico 5s
  • Clico do carbono
  • Clico da vida
  • clico cardiaco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!