Clemartins

1119 palavras 5 páginas
FERNAND BRAUDEL

Nascido no norte da frança, Braudel se formou na universidade de soubornne, tinha 29 anos quando da fundação da revista Annales e lecionava história em uma escola na Argélia, enquanto trabalhava em sua tese, um estudo sobre Felipe II e o mediterrâneo. Braudel também lecionou na Universidade de São Paulo entre 1935 e 1937 quando na ocasião veio com um grupo de intelectuais franceses ajudar na fundação da universidade.
Retorna então à Europa para assumir a seção de ciências da École Pratique de Hautes Études em Paris.
Em seu retorno a frança em 1937 conhece Lucien Febvre que viria ser seu “pai intelectual”. Ficou preso durante longos anos na Segunda Grande Guerra onde mesmo sem acesso a fonte alguma e contando apenas com sua memória como referência escreveu sua tese “O Mediterrâneo”.

Em 1949 tornou-se professor no College de france assumindo ao mesmo tempo o cargo de diretor ao lado de Febvre do Centre de Recherches Historiques da École de Hautes Études. Com o falecimento de Febvre, assume a direção da revista Annales no ano de 1956, cargo que ocupou até 1972, ano de sua aposentadoria, mesmo assim mantendo todo o poder e o prestígio adquirido ao longo de todos os anos a frente da revista. Sendo também tido como o mais importante historiador na frança em sua época.

Grande colaborador e entusiasta da interdisciplinaridade, que caracterizava como “imprescindível” para a análise das mudanças (sociais, econômicas e etç) globais dando foco a “vida diaria” e a “civilização material”. Conceitos no qual englobava o uso de ferramentas, a moeda, cidades e cidadãos como objeto de estudo.

Braudel foi um dos maiores renovadores dos métodos historiográficos. Sua carreira teve seu fim no ano de 1985, quando veio a falecer na cidade de Cluses, próxima aos alpes franceses.

A GEO-HISTÓRIA Uma nova idéia de história que seria quase imóvel, Braudel tenta mostrar que sem as caraterísticas geográficas a história não pode ser definida no contexto

Relacionados