CLEIDE LIMA ARAUJO DE ANDRADE SOCIOLOGIA ATIV

910 palavras 4 páginas
ATIVIDADE 2
Data:
Curso: ADMINISTRAÇÃO EAD
Professor: RENATO CANCIAN
Disciplina: SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
Turma: A = SÉRIE 1
Nome do Aluno:
CLEIDE LIMA ARAUJO DE ANDRADE

Turma:

RA:
2515100824

Orientações gerais: para realizar esta atividade proceda à leitura da aula 13, sobre Cooperação e
Conflito nas Organizações; em seguida leia o texto abaixo e responda as questões solicitadas.
Critérios de avaliação: a) coesão gramatical e ortográfica, b) mínimo de 5 linhas para cada questão. Vale até 4 pontos.
Conflitos crescem no ambiente corporativo 1
Conflito. Ao ouvir essa palavra o cérebro humano rapidamente a associa a problemas ou simplesmente a algo negativo. Dentro do ambiente corporativo nem sempre o conflito é visto como algo completamente maléfico, pois, dependendo do motivo que acontece, pode acabar por motivar a equipe a tomar iniciativas diferenciadas das recorrentes, que resultarão no melhor aproveitamento.
No entanto, uma organização é composta por pessoas, que por natureza tendem a ser conflituosas em suas relações. A tendência mais comum hoje nas organizações é a presença do conflito =l, ou seja, aquele que contamina o bom relacionamento entre os funcionários.
O conflito às vezes é absolutamente necessário para o desenvolvimento de uma empresa e para forçá-la a ter uma visão internacionalista a respeito. Existem os conflitos funcionais e os disfuncionais, ou seja, aqueles que ajudam a atingir os objetivos planejados e outros, que apenas complicam. O conflito funcional caracteriza-se, por exemplo, pela incompatibilidade de opinião entre pessoas ou grupos distintos, mas que ao final de um debate poderão chegar a um acordo. Este tipo de conflito apoia os objetivos do grupo e melhora o desempenho da organização. Já o conflito disfuncional é o mais presente dentro das empresas. Caracteriza-se por prejudicar o desempenho do grupo devido ao surgimento de problemas de relacionamento interpessoais e não da divergência de tarefas.
Um conflito bastante

Relacionados