CLC soldador

Páginas: 8 (1973 palavras) Publicado: 23 de junho de 2015
CLC
Soldador
Regras de segurança e higiene no trabalho
Para se ser soldador precisa-se ter um curso que oferece um certificado de soldador e que é obtido depois de ter umas certas horas de aulas que são definidas conforme a sua experiencia como soldador, depois de dadas todas as horas, tem que fazer um exame pratico, onde realiza vários tipos de solda, se tiver nota positiva nesse exame, entãoserá lhe atribuído o tal certificado.

As regras de segurança ora apresentadas são divididas em três grupos principais:
1) Regras de segurança relativas ao local de trabalho
2) Regras de segurança relativas ao pessoal
3) Regras de segurança relativas ao equipamento
Incêndios e explosões
O calor produzido por arcos elétricos e as suas irradiações, por escórias quentes e por faíscas podem ser causasde incêndios ou explosões. Consequentemente, toda área de soldagem ou corte deve ser equipada com sistema adequado de combate a incêndio e o pessoal de supervisão de área, operação ou manutenção do equipamento envolvido deve ser treinado no combate a incêndios.
• Garantir a Segurança da área de Trabalho - Sempre que possível, trabalhar em locais especialmente previstos para soldagem ou corte aoarco elétrico.
• Eliminar possíveis causas de incêndios - Locais onde se solde ou corte não devem conter líquidos inflamáveis (gasolina, tintas, solventes, etc.), sólidos combustíveis (papel, materiais de embalagem, madeira, etc.) ou gases inflamáveis (oxigênio, acetileno, hidrogénio, etc.).
• Instalar barreiras contra fogo e contra respingos - Quando as operações de soldagem ou corte não podem serefetuadas em locais específicos e especialmente organizados, instalar biombos metálicos ou proteções não inflamáveis ou combustíveis para evitar que o calor, as fagulhas, os respingos ou as escórias possam atingir materiais inflamáveis.


• Instalar equipamentos de combate a incêndios - Extintores apropriados, baldes de areia e outros dispositivos anti-incêndio devem ficar a proximidade imediatada área de soldagem ou corte. Sua especificação depende da quantidade e do tipo dos materiais combustíveis que possam se encontrar no local de trabalho.

• Usar um procedimento de "Autorização de uso de área" - Antes de se iniciar uma operação de soldagem ou corte num local não especificamente previsto para esta finalidade, ele deve ser inspecionado por pessoa habilitada para a devida autorizaçãode uso.
Nunca soldar, cortar ou realizar qualquer operação a quente numa peça que não tenha sido adequadamente limpa - Substâncias depositadas na superfície das peças podem decompor-se sob a ação do calor e produzir vapores inflamáveis ou tóxicos.
• Não soldar, cortar ou goivarem recipientes fechados ou que não tenham sido devidamente esvaziados e limpos internamente - Eles podem explodir setiverem contido algum material combustível ou criar um ambiente asfixiante ou tóxico conforme o material que foi armazenado neles.
• Proceder à inspeção da área de trabalho após ter-se completado a soldagem ou o corte - Apagar ou remover fagulhas ou pedaços de metal quente que, mais tarde, possam provocar algum incêndio.

Regras de segurança relativas á pessoa (trabalhador).
Choques elétricos
Choqueselétricos podem ser fatais e devem ser evitados. Instalações elétricas defeituosas, terramento ineficiente assim como operação ou manutenção incorretas de um equipamento elétrico são fontes comuns de choque elétricos.
• Nunca tocar em partes eletricamente "vivas" - A rede de alimentação elétrica, o cabo de entrada e os cabos de soldagem (se insuficientemente isolados), o porta-eletrodo, a pistolaou a tocha de soldar, os terminais de saída da máquina e a própria peça a ser soldada (se não adequadamente aterrada) são exemplos de partes eletricamente "vivas". A gravidade do choque elétrico depende do tipo de corrente envolvida (a corrente alternada é mais perigosa que a corrente contínua), do valor da tensão elétrica (quanto mais alta a tensão, maior o perigo) e das partes do corpo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Soldador
  • soldador
  • Os soldador
  • Soldador
  • Clc
  • Engenharia
  • Epi's de um soldador
  • EPI's de soldador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!