CLC NG5 DR3

543 palavras 3 páginas
Tema: Os “mass media” contribuem para a diversificação de modelos/padrões culturais ou para a massificação das sociedades.
Discutir o impacto dos “media” na construção da opinião pública.
A importância dos “media” na divulgação dos bens culturais e artísticos é uma realidade indesmentível, o seu objetivo é enfatizar o seu poder mediático e a procura de adesão dos diversos públicos.
A comunicação social (noticias para a televisão ou rádio, programas de entretenimento, publicidade, entre outros) tem um poder indelével, sobretudo através da imagem, pois a imagem vale mais que mil palavras.
É de salientar também que as mudanças ocorridas nas sociedades atuais, dado o acesso democratizado aos “mass media”, tendem a produzir comportamentos padronizados veículos pelos modelos transmitidos a que todos temos acesso.
Há quem argumente que os “mass media” pela diversidade que apresentam podem ser abordados por dois aspetos: a “desmassificação cultural” e, por outro lado a “massificação cultural”, como por exemplo o que aconteceu com o ensino, após o 25 de Abril.
Presentemente, não podemos ignorar o impacto dos “media” na construção da opinião pública. Os “mass media” expandirão a sua influência: os jornais constituem o primeiro exemplo; simultaneamente verificou-se uma exclusão de revistas e mini revistas.
Mas o impacto nas comunicações não se confina aos “meios impressos”.
A diversidade de ofertas também aumentarão muito, com diferentes estações de rádio, televisão a apelar para segmentos de audiência especializados em vez de para a, até então audiência em massa não diferenciada.
Os “mass media” são uma importante fonte de informação na construção da opinião pública. Vejamos, por exemplo, o impacto da televisão nessa construção. A televisão trousse o mundo para dentro das nossas casas, mas ao mesmo tempo tirou-nos parte do convívio familiar e levou-nos muitas vezes a acreditar em coisas que não correspondem a verdade. Apesar de tudo,

Relacionados

  • CLC Apresentação pública
    500 palavras | 2 páginas