CLC DR1

Páginas: 6 (1404 palavras) Publicado: 8 de maio de 2014

Núcleo gerador 5: Cultura Comunicação e Media
DR1- COMUNICAÇÕES RADIO
Turma: TEACI
O aluno: Ivo Marques nº 7


1.1– Indique alguns elementos que permitam imaginar a história da comunicação.
Após a leitura do texto podemos verificar que a comunicação sofreu grandes alterações, desde os nossos primórdios.
Ao longo da leitura do texto acima referido, constatamos que inicialmente asformas de comunicação eram muito rudimentares. Naturalmente, o ser humano começou a comunicar como os animais, através de sons e gestos (“se olharmos para os animais, que comunicam por sons e gestos, … talvez consigamos imaginar a história da língua”) sendo esta a forma mais simples do ser humano interagir entre si.
A capacidade de o homem se organizar em sociedade, a convivência, a própriaidentidade pessoal e comunitária e a inteligência social, levaram este ser social a desenvolver a sua forma de comunicação e interacção.
Se no início a humanidade comunicava através de gestos, de sons e de pinturas, hoje em dia verificamos formas de comunicação muito desenvolvidas e capazes de ultrapassar as fronteiras físicas, fomentando a comunicação entre os povos em qualquer parte do mundo.

1.2 –Identifique as razões que levaram o homem a comunicar.

Os homens começaram a sentir necessidade de comunicar entre si, porque viviam no meio de seres ferozes.
Outras razões prendem-se com a organização em família, a convivência entre si, a criação de identidade pessoal e social levaram o homem a tornar-se um ser comunicante, capaz de partilhar ideias, informações, pensamentos e sentimentos.2.1 – “E embora a linguagem primitiva fosse, provavelmente, constituída por simples gestos ou sons, sabe-se que, através dos tempos, o homem procurou enriquecer a sua comunicação sugerindo novos significados e descobrindo novos vocábulos de acordo com as questões levantadas pela vida e pela sociedade em que se insere.”

3.1 – Explique essas modificações.
Os homens dos primórdios, com océrebro rudimentar, comunicavam-se através de gestos, gritos e grunhidos, como os animais não dotados da capacidade de expressão mais desenvolvida.
A linguagem sofreu bastantes alterações ao longo das décadas e é vista como um sistema de comunicação mais complexo, em relação ao sistema de comunicação das outras espécies. Se inicialmente se baseava, apenas em gestos e sons, agora baseia-se num sistemadiversificado de regras que recorrem a símbolos que atribuem significados às palavras e às frases.
Em suma, se no início a humanidade comunicava através de gestos, de sons e de pinturas, hoje em dia verificamos formas de linguagem e de comunicação mais desenvolvidas e capazes de transpor as fronteiras físicas. Podemos dizer que o desenvolvimento da linguagem e da comunicação entre os Homenspermitiu o surgimento da sociedade, como a vemos na atualidade.

4.1 – Justifique a afirmação
A comunicação é fundamental para o Homem, já que este se corresponde com os outros desde tenra idade, através do choro, do riso e das expressões faciais.
Já nascemos com a disposição para a comunicação, uma vez que não somos seres fechados ao meio que nos rodeia.
Somos um ser social, capaz de conversar,interagir e cooperar. Nada do que fazemos na nossa rotina diária dispensa a colaboração dos outros e esta relação estabelece-se através da comunicação.
Comunicar é fundamental no processo de construção do ser humano e de integração na sociedade em que o individuo está inserido. A forma como cada pessoa comunica é reflexo do seu meio social e cultural
Em jeito de conclusão, posso dizer que o Homemtem necessidade de comunicar para poder reconhecer-se como ser humano.

3.1 –

Para existir comunicação têm que existir pelo menos duas pessoas (um emissor e um recetor) e aquela faz-se recorrendo-se ao uso de gestos, palavras, sons, cores e sinais.
Para que a comunicação exista, efetivamente, a mensagem deve ser recebida e descodificada pelo recetor, por este motivo é importante que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CLC 5 dr1
  • Clc ng1
  • CLC NG4 DR1. IRS
  • Clc s dr1
  • Nucleo gerador 3 clc dr1
  • CLC DR1 NG 2 Tiago Vitor
  • Clc
  • Stc5- dr1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!