Claudiorog Rio AD 1 Doc AGP

16062 palavras 65 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

 Atividade de avaliação a distância (AD)

Unidade de Aprendizagem: Administração Pública Gerencial
Curso: Segurança Pública
Professor: Nélio Herzmann
Nome do aluno: Claudio Rogério de Freitas Cavalcante
Data:

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia com atenção o enunciado e responda as questões:

1. O que é o Estado democrático de Direito, quais seus fundamentos básicos e como seus princípios se efetiva na Administração Pública entendida em várias esferas de ação (educação, saúde, segurança, etc..)? (3,0 pontos).É o Estado que se aplica e garante o respeito da liberdade da sociedade ou seja o respeito,pelos direitos humanos e pela total liberdade fundamental,através do estabelecimento de ação e proteção jurídica.

2. Explique o que é Estado representativo e dê exemplos para ilustrar?
(2,0 pontos)É o Estado que tem um representante do povo a sua frente.EX:vereadores,lider comunitario e os deputados estaduais e federais.

3. Cite algumas características dos governos militares (1964- 1984) e escreva, em no máximo 10 linhas, qual o modelo de estado prevaleceu e quais as implicações dessa administração para a sociedade. (3,0 pontos).O poder de concentração no executivo nacional foi uma caracteristica da administração pública no governo militar.A política econômica seguida pelo regime militar tratou de equipar a máquina de Estado,controlando seus gastos,reduzir o décifiti público e aumentar a recadação de imposto.Foram 21 anos sob a dominação dos militares,que colocaram no poder 5 generais presidentes:Castelo Branco, Costa e Silva,Médici,Geisel e Figueredo.Uma lembrança triste na história política brasileira.Era uma sociedade calada pelas forças das armas,cassada em seu direito de voto.Um período em que

Relacionados