classificaçãp dos solos

1162 palavras 5 páginas
Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos
- Classes do 1º nível categórico (ordens)

- Níveis Categóricos do Sistema

Nível categórico de um sistema de classificação de solos é um conjunto de classe definidas segundo atributos diagnósticos em um mesmo nível de generalização ou abstração e incluindo todos os solos que satisfizerem a essa definição. As características ou propriedades usadas para a definição de um nível categórico devem ser propriedades dos solos que possam ser identificadas no campo ou que possam ser inferidas de outras propriedades que são reconhecidas no campo ou a partir de conhecimentos da ciência do solo e de outras disciplinas correlatas. As características diferenciais para os níveis categóricos mais elevados a classificação de solos devem ser propriedades dos solos que resultam diretamente dos processos de gênese do solo ou que afetam, diretamente, a gênese do mesmo, porque estas propriedades apresentam um maior número de características acessórias.
Os níveis categóricos aplicados para o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos são seis:
1º nível categórico (ordens),
2º nível categórico (subordens),
3º nível categórico (grandes grupos),
4º nível categórico (subgrupos),
5º nível categórico (famílias) e
6º nível categórico (séries).

Classes do 1º nível categórico (ordens)

As diversas classes no 1º nível categórico são separadas pela presença ou ausência de determinados atributos, horizontes diagnósticos ou propriedades que são passíveis de serem identificadas no campo mostrando diferenças no tipo e grau de desenvolvimento dos processos que atuaram na formação do solo. Assim, a separação das classes no 1º nível categórico teve como base os sinais deixados no solo, pela atuação de um conjunto de processos que foram considerados os dominantes no desenvolvimento do solo.
Ressalte-se que a ausência dessas características no solo também foi empregada como critério para separação de classes neste 1º nível

Relacionados