Classificação dos temperamentos segundo gerard heymans

1588 palavras 7 páginas
ÍNDICE
Introdução ---------------------------------------------------------------------------- 4
Classificação dos temperamentos segundo G. Heymans --------------- 5-8
Conclusão ---------------------------------------------------------------------------- 9
Bibliografia ---------------------------------------------------------------------------- 10

INTRODUÇÃO
As questões referentes às diferenças individuais têm sido uma preocupação constante na busca do conhecimento psicológico e têm acompanhado o homem ao longo de sua história. Diferentes dimensões, traços ou características são identificadas, dependendo do autor, do enfoque teórico e do período em que ocorreram os estudos. Cientistas, principalmente psicólogos, buscam conhecer como as características cognitivas e de personalidade variam entre indivíduos ou grupos. Entre as características individuais estudadas, ênfase especial tem sido dada às características de personalidade, mais especificamente ao temperamento.
Vários são os contributos de muitos autores, mas o presente trabalho debruça-se a volta da temática da classificação dos temperamentos segundo G. Heymans. Nesta senda procura-se caracterizar os temperamentos de acordo com os seus tipos e para cada caracteristica apresentaremos os seus modo de tratamento.

CLASSIFICAÇÃO DOS TEMPERAMENTOS SEGUNDO GERARD HEYMANS
Gerard Heymans (1857-1930) foi um psicologo da Holanda, que empreendeu a primeira pesquisa sistemática de temperamento usando a abordagem experimental, psicométrica e biográfica. Tinha como objetivo descrever as dimensões básicas do temperamento e determinar em que grau hereditariedade e ambiente contribuem para o desenvolvimento dos traços temperamentais.
Fundadas nas correlações psicológicas na base de três propriedades cuja intensidade resulta em carácter individuais Heymans distinguiu três dimensões de temperamento baseando-se nas considerações teóricas de Kant, Gross e Wundt, além de dados de seu estudo empírico sobre percepção sensorial:

Relacionados

  • PSicologia
    268269 palavras | 1074 páginas