CLASSIFICA O DAS PER CIAS CONT BEI1

2563 palavras 11 páginas
CLASSIFICAÇÃO DAS PERÍCIAS CONTÁBEIS

Luana Lima do Nascimento
Acadêmica do Curso Ciências Contábeis
Unitins - Augustinopolis/TO
RESUMO

O presente estudo tem como objetivo classificar e especificar os tipos de Perícias Contábeis e suas importâncias. Podemos observar, que com o passar dos anos, as dificuldades encontradas pela sociedade em geral, para a solução de conflitos de forma amigável está cada vez menor. A busca pela justiça, através de meios legais, vem crescendo expressivamente. Baseada em uma pesquisa bibliográfica, a proposta consiste em elaborar um material que facilite a compreensão da importância da Perícia de acordo as suas classificações e espécies, identificando e definindo cada uma delas segundo os ambientes em que são instaladas a atuar. È importante lembrar que, a Perícia pode ser utilizada como um instrumento capaz de averiguar, decifrar e levantar provas verídicas para auxiliar o juiz a decidir de forma eficaz o julgamento e apreciação jurídica do fato analisado.

Palavras Chave: Classificação. Perícia. Solução de Conflitos.
1. INTRODUÇÃO

A Perícia contábil é cada vez mais essencial na busca por justiça diante das divergências que a sociedade tem encontrado junto ao Judiciário. A Perícia Contábil apresenta um papel fundamental sempre que existi uma controvérsia ou a pendência, buscando soluções de litígios na Justiça. A perícia é um meio de prova previsto no Direito, assim como a documental, a testemunhal e a do depoimento pessoal. Pela definição da Norma Brasileira de Contabilidade, a perícia contábil é “o conjunto de procedimentos técnicos, que tem por objetivo a emissão de laudo ou parecer sobre questões contábeis, mediante exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, avaliação ou certificado.”
Uma função que necessita de constante aprimoramento, a Perícia Contábil requer qualificação profissional, em todas as áreas de conhecimento, a fim de que possam ser julgadas ações de qualquer natureza e é uma das principais

Relacionados