classificaçao

Páginas: 10 (2457 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
UNIDADE 2 - CATALOGAÇÃO DE MATERIAIS

1) ORIGENS
O marco dos sistemas de catalogação de material foi a criação do  código  de  materiais baseado  no  "Decimal  Classification" , baseado ainda nos estudos de biblioteconomia, e realizado por Melville Louis K. Dewer.
Os   métodos  modernos  de  registros   consolidaram-se. A utilização   de   códigos  decimais  aperfeiçoados  levaram   aosurgimento  do FSC - Federal Supply Classification (EUA).  Estágio final do desenvolvimento moderno da catalogação de material, pela simplicidade de sua filosofia e utilização.
No Brasil esta consolidação surgiu com a criação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

2) FUNDAMENTO
Os sistemas de classificação sã imprescindíveis para a organização pois sem eles não existe um controleeficiente de estoques, procedimentos de armazenagem adequados e uma operacionalização de maneira correta.
Para  que  exista  a função de  catalogação  de  material é necessário  que os materiais e os fornecedores da empresa  sejam corretamente identificados,  recebendo um código, um  número e  tais informações  sejam  registradas  em documentos adequados  para  o conhecimento e uso da empresa.Conceito: É o conjunto de tarefas, normas e procedimentos necessários à obtenção de uma informação e sua inclusão em um catálogo.

3) OBJETIVO
Definir uma catalogação, simplificação, especificação, normalização, padronização e codificação de todos os recursos materiais componentes do sistema logístico da organização. Simplificar pode significar uma grande redução de uma grande diversidade de ummesmo item de suprimento, utilizado para o mesmo fim, possibilitando sua normalização, reduzindo despesas ou evitando sua oscilação. Essa ação melhorará o processo de aquisição do item em foco. Claro que não podemos esquecer de um criterioso processo de especificação para inserir a qualidade da precisão no processo logístico através do entendimento técnico acerca do recurso.
Se continuarmos oprocesso estabeleceremos a necessidade da inserção de cada um dos itens enumerados no início deste parágrafo para incremento da qualidade e seus benefícios na rotina logística.
Classificar um material é, portanto, agrupá-lo segundo critérios, (forma, dimensão, peso, cores, tipo, uso...), evitando a confusão e individualizando o item da forma mais precisa possível para que a clareza, a precisão, ainformação possam compor a qualidade dos processos ligados e dependentes dos itens-foco da “core process” da organização.
Dessa forma, um elenco de objetivos enumera-se em conseqüência da definição:
- Eliminar os problemas relacionados com a localização, a movimentação e a utilização dos materiais.
- Possibilitar uma linguagem comum na designação dos itens de suprimento;
- Facilitar ogerenciamento dos itens de suprimento.
- Implementar os fatores de qualidade para a valoração do material e do serviço;
- Reduzir incertezas.
Quanto maior a qualidade das especificações/classificações, menores serão as perdas no processo logístico, uma vez que os recursos materiais necessários e adequados serão alocados de forma correta e nos momentos oportunos, evitando danos e prejuízos na compra,transporte, armazenagem e movimentação da ordem de 30% dos custos.

NOTA: Quanto mais especificado o item, maior será o valor e maior deverá ser a qualidade dos serviços agregados.
NOTA2: Qualidade está diretamente ligada à satisfação do cliente.

4) APLICABILIDADE
Aplica-se a todos os materiais existentes em uma empresa, bem como  aos fornecedores, quer sejam nacionais ou estrangeiros,  e quecom eles efetuem transações comerciais diretas.

NOTA3: Bons cadastros de fornecedores e catálogos técnicos devem obedecer critérios de referência cruzada para possibilitar a reunião de fornecedores para a compra, bem como o agrupamento de itens por fornecedor.

5) ATRIBUIÇÕES DA CATALOGAÇÃO
Aprovar as listas descritivas de características;
Elaborar e aprovar normas, determinando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Classificação
  • Classificacao
  • Classificação
  • Classificação
  • Classificação
  • Classificação
  • Classificação
  • classificaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!