Classificação dos seres vivos

Páginas: 5 (1112 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2014
 Classificação dos seres vivos
1). O que significa classificar?
Classificar os seres vivos faz parte da sistemática (ciência que faz o estudo das relações entre os organismos). Ela é dedicada a inventariar e descrever a biodiversidade e entender as relações filogenéticas entre os organismos. É então que surge a taxonomia (ciência que descobre, descreve e classifica as espécies e seusgrupos, com seus princípios e normas) e a filogenia (relações de evolução entre os organismos).
Taxonomia
No início, a taxonomia tinha como ideia a organização de plantas e animais conhecidos em categorias que pudessem fazer referência. Mais tarde a classificação passou a respeitar certas relações de evolução entre os organismos. Pensando nisso começaram a pesquisar mais sobre característicasecológicas, fisiológicas e outras para utilizar na classificação.

2). Por que classificamos?
Classificar significa organizar, agrupar de acordo com características comuns. Os seres vivos são classificados em grupos para que se possa organizar sua enorme diversidade (existe mais de 1,7 milhão de espécies de seres vivos conhecidos), bem como estudar e compreender essa enorme diversidade.

3). Quaissão os 7 grupos de classificação na ordem decrescente.
Ao usar o ser humano como exemplo, veja uma classificação taxonômica completa:
Reino: Animália (o homem é um animal, e nesse grupo estão todos os animais).
 
Filo: Cordata (possui noto corda - formação da coluna vertebral - no seu desenvolvimento embrionário, e aqui estão todos os vertebrados).
 
Classe: Mamaria (seus filhos mamam, enessa classe estão todos os mamíferos).
 
Infraclasse: Placentária (é um mamífero cuja fêmea possui placenta - mamíferos que não possuem placenta pertencem à outra infraclasse)
 
Ordem: Primata
 
Família: Hominidae (dentro desse grupo estão às subfamílias) Gorila (gorilas), Pan (chimpanzés), Ardipithecus (extinto), Australopithecus (extinto), Pierolapithecus (extinto), Sahelanthropus (extinto),Paranthropus (extinto), Kenyanthropus (extinto), Orrorin (extinto), Hominidae (seres humanos).
 
Subfamília: Hominidae
 
Gênero: Homo.
Na verdade, o gênero Homo contém diversas espécies, porém, com exceção do sapiens, todas estão extintas. São elas: Homo antecessor, Homo rhodesiensis, Homo rudolfensis, Homo habilis, Homo cepranensis, Homo ergas ter, Homo heréticos, Homo floresiensis, Homogeorgicus, Homo heidelbergensis, Homo neandertalenses, Homo sapiens.
Espécie: Homo sapiens.

Conforme os grupos se subdividem de acordo com as características compartilhadas, o número de animais enquadrados diminui. Ao mesmo tempo, estes apresentam cada vez mais características em comum.
Cada grupo de classificação é chamado de táxon - de onde vem o nome taxonomia. Esse sistema de classificaçãopermite que os seres vivos sejam agrupados conforme o seu grau de parentesco e permite compreender melhor a evolução da vida na Terra.

4). O que é espécie?
Sob o ponto de vista biológico, a espécie é um grupo natural  comstituído pelo conjunto de populações cujos indivíduos, com o mesmo fundo genético, são morfologicamente semelhantes e podem cruzar_se entre si, real ou virtualmente, originando descendentes férteis. Na maioria dos sistemas de classificação dos seres vivos a  espécie é considerada a unidade básica, uma vez que se trata de um agrupamento natural.

5). Porque um cruzamento de uma égua com um jumento não é um exemplo de espécie?
A mula e o burro são bichos cheios de problemas porque seus pais são de espécie diferente, cujos descendentes são estéreis. A mãe é uma égua eo pai um jumento. A mistura não dá certo. A mula (ou burro, se for macho, já que “mulo” não existe) é forte, boa para trabalhar, mas não se reproduz. O número de cromossomos nos gametas (células sexuais) da égua é 52. O do jumento é 56. “A mula ou o burro nascem com 54”. Esse número cromossômico provoca duas consequências. A principal é que o burro não produz espermatozoides e a mula não tem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Classificação seres vivos
  • Classificação dos Seres Vivos
  • Classificação dos seres vivos
  • Resumo classificação dos seres vivos
  • Biodiversidade e classificação dos seres vivos
  • DIVERSIDAE CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
  • Classificação dos seres vivos-virus
  • Classificação dos seres vivos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!