Classificação dos equinodermos

Páginas: 7 (1553 palavras) Publicado: 1 de agosto de 2012
História:
Há 600 milhões de anos, o mar já estava povoado de vários tipos de invertebrados. Nessa época surgiram muitos filos de invertebrados, entre os quais vários com esqueleto: os moluscos, os artrópodes e os equinodermos. É o que atestam fósseis encontrados em vários locais de todo o planeta.
Os primeiros equinodermos possuíam um pedúnculo (uma coluna fixa nochão), e da estrutura central, na face superior, saíam cinco braços que poderiam ser ramificados. Esses animais eram parentes dos crinóides e podiam atingir até vinte metros de comprimento. Ao longo dos anos surgiram espécies sem esse pedúnculo. O lírio-do-mar é uma espécie de crinóide atual.


CLASSE HOLOTHUROIDEA

Os Holothuroidea são encontrados tanto em praias rasas como em profundidades de até10.200m. Apenas algumas espécies da ordem Apodida são habitantes permanentes da meiofauna. A maioria é bentônica, encontrada em fundos não consolidados de areia e argila, mas algumas espécies vivem em substratos constituídos por rochas, seixos, cascalho, ou sobre animais ou vegetais. Algumas espécies de Aspidochirotida são pelágicas.
São conhecidos popularmente como "pepinos-do-mar"; aocontrário dos outros equinodermatas, eles apresentam o corpo cilíndrico e alongado, com tegumento mole abaixo do qual se acham espalhadas placas calcárias microscópicas que funcionam como endoesqueleto. A boca é situada numa das extremidades do corpo, e é rodeada por tentáculos ramificados que são modificações dos pés ambulacrários. O orifício retal situa na extremidade oposta.
Na parte posterior dointestino encontramos formações características que são os hidropulmões ou árvores respiratórias que estende para frente da cloaca. Admite-se que exerçam funções respiratórias e excretoras.
Certas espécies de holotúrias, algumas das quais existem no Brasil, quando molestada, eliminam pela cloaca uma porção de filamentos brancos e viscosos (órgão de Cuvirer) que são segregados por glândulas próximas aoorifício retal. Esse comportamento representa um meio de defesa.
Nos "pepinos-do-mar" o lado dorsal é representado por duas zonas longitudinais, enquanto que o lado ventral apresenta três zonas longitudinais (pés ambulacrários).
O alimento dos adultos é representado por detritos orgânicos ou plâncton que o animal em mucos existentes nos tentáculos.

CLASSE ECHINOIDEA

Os Echinoidea sedistribuem desde a região entremarés até cerca de 4.800m de profundidade. Os ouriços regulares vivem especialmente sobre fundos consolidados, mas ocorrem, também, em fundos não consolidados. Já os irregulares são típicos de fundos não consolidados, existindo, inclusive, algumas espécies que vivem enterradas na areia.
Reúne espécies apresentando forma hemisférica globosa, representado pelosouriços-do-mar, e pelas formas discóides achatadas como a bolacha-do-mar.
Nos ouriços do mar, o corpo é formado externamente por uma grande carapaça dividida em uma parte central denominada roseta apical situada no dorso do animal, e a corona que compreende o resto da carapaça.
A roseta apical é formada por numerosas placas organizadas; distinguindo-se uma central onde se abre o orifício retal do animal, ecinco placas genitais onde se abre o orifício externo da cada gônada. Uma dessas placas; e mais desenvolvida e constitui a placa madrepórica que corresponde à abertura externa do sistema ambulacrário.
Por entre as placas genitais, existem 05 pequenas placas intergenitais. De cada placa da roseta apical, parte perfeitamente delimitada que caminhando pela corona, vai terminar na face ventral, juntoà boca.
Essas áreas são divididas em dois tipos de zonas: temos 05 zonas ambulacrais, cada partindo de uma placa intergenital; nessas zonas se localizam os chamados pés ambulacrários. De cada placa genital parte uma zona inter-ambulacraia, onde se acham localizados os espinhos do animal.
A boca dos equinóides está situada na superfície ventral e é circundada por dentes de vértices voltados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • equinodermos
  • equinodermos
  • Equinodermos
  • Equinodermos
  • equinodermos
  • Equinodermos
  • equinodermos
  • Equinodermos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!