Classificação dos Bens Econômicos

Páginas: 5 (1242 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Aluno: Caio Fernando Silva Paz
Numero: 16752
Disciplina: Microeconomia – Professora: Caliane
FACAPE 2014 – 2º período de Administração

Classificação dos Bens Econômicos - Autor 1

1.Bem de Capital: São utilizados na fabricação de outros bens, mas não se desgastam totalmente no processo produtivo. É o caso, por exemplo de máquinas, equipamentos e instalações. São usualmente classificadosno ativo fixo de empresas, e uma de suas características é contribuir para a melhoria da produtividade da mão-de-obra.
2. Bem de consumo: Destinam-se diretamente ao atendimento das necessidades humanas. De acordo com a sua durabilidade, podem ser classificados como duráveis por exemplo, (geladeiras, fogões, automóveis) ou como não duráveis (alimentos, produtos de limpeza).
3. BensIntermediários: São transformados ou agregados na produção de outros bens e são consumidos totalmente no processo produtivo (insumos, matérias-primas e componentes)
4. Bens Finais: São vendidos para o consumo ou para a utilização final. Os bens de capital, como não são “consumidos” no processo produtivo, são bens finais e não intermediários.
5. Bens Complementares: São consumidos conjuntamente.
6. BensSubstitutos: O consumo de um bem substitui o consumo de outro.
7. Bem Normal: Tipo de bem em que a quantidade demandada varia diretamente com variações na renda do consumidor, coeteris paribus. Assim, se a renda aumenta, a quantidade procurada do bem aumenta; se a renda cai, a quantidade demandada também cai. A elasticidade-renda da demanda é positiva e menor que um.
8. Bem Inferior: Tipo de bem emque a quantidade demandada varia inversamente a variações de renda do consumidor, coeteris paribus. Assim, se a renda aumenta, a quantidade procurada desse bem diminui; se a renda cai, a quantidade demandada aumenta. A elasticidade-renda da demanda é negativa.
9. Bem superior ou de luxo: A quantidade demandada varia mais que proporcionalmente a variações na renda do consumidor, coeteris paribus. Aelasticidade-renda da procura é maior que um.
10. Bem de Giffen: Única exceção à regra geral da demanda. A quantidade demandada de um bem varia diretamente com o preço do bem, coeteris paribus (curva de procura positivamente inclinada). É um tipo de bem inferior.
11. Bem de consumo saciado: Dada uma variação na renda do consumidor, a quantidade demandada não se altera, coeteris paribus. Nessecaso, a elasticidade-renda da demanda é nula. Por exemplo: alimentos como arroz e sal.
12. Bem público: Refere-se ao conjunto de bens gerais fornecidos pelo setor público: educação, justiça, segurança, transportes etc.

Referência Bibliogáfica do Autor 1:
Vasconcellos, Marco Antônio Sandoval de
Fundamentos de Economia/ Marco Antônio Sandoval de
Vasconcellos, Manuel Enriquez Garcia. – 2ª. Ed.– São
Paulo : Saraiva, 2004, Páginas: 8,9

Classificação dos Bens Econômicos - Autor 2

1. Bens de Capital: são aqueles bens que são utilizados na fabricação de outros bens, mas que não se desgastam totalmente no processo produtivo. É o caso por exemplo de máquinas, equipamentos e instalações.

2. Bens de Consumo: se destinam diretamente ao atendimento das necessidades humanas, podem serclassificados como duráveis (caso, por exemplo, de geladeiras, fogões, automóveis) e não duráveis (produtos alimentares, de higiene e limpeza, etc.).


3. Bens Complementares: São os bens cujo consumo é feito geralmente de forma silmultânea, ou seja, o consumo de um completa o do outro.

4. Bens Finais: São aqueles que irão satisfazer diretamente as necessidades dos seus usuários, não sendoutilizados insumos na produção de outros bens.

5. Bens Intermediários: Bens utilizados como matérias primas na produção de outros bens.

6. Bens Superiores: também denominados como supérfluos ou de luxo

7. Bens Inferiores: São bens cuja a demanda diminui quando o nível de renda do consumidor aumenta quando o consumidor fica mais pobre. Um exemplo é tipo a carne de segunda. Se o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Classificação dos bens
  • CLASSIFICAÇÃO DE BENS
  • Classificação dos Bens
  • classificacao dos bens
  • classificação de Bens
  • Classificação dos bens
  • Classificação de bens
  • Bens e sua classificação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!