classificação do tratamento cirurgico, tempos operatorios e instrumentais cirurgicos

Páginas: 7 (1605 palavras) Publicado: 31 de maio de 2014




Classificação do Tratamento Cirúrgico
O tratamento cirúrgico depende da evolução da lesão e da avaliação, quanto às vantagens e desvantagens da espera. Uma vez decidido torna-se necessária à determinação do momento operatório, finalidade e potencial de contaminação.

Momento Operatório, pelo grau de urgência:
.Emergência: Intervenção cirúrgica imediata, risco de vida eminente. Ex:lesão por arma de fogo ou arma branca, hemorragias.
.Urgência: Requer atuação rápida, podendo aguardar algumas horas na qual o paciente é mantido sob avaliação clinica, podendo ocorrer entre 24hs às 30hs. Ex: Obstrução intestinal, abdome agudo inflamatório.
.Requerida: o paciente precisa realizar a cirurgia, dentro de algumas semanas ou meses. Ex: hiperplasia de próstata sem obstrução da bexiga.Eletiva: Tratamento cirúrgico proposto podendo aguardar a ocasião mais propicia ou conveniência do cliente. Ex: hérnia simples
Opcional: a decisão é do paciente. Ex: cirurgia plástica

Finalidade:
.Paliativo: Tratamento cirúrgico que visa compensar os distúrbios para melhorar as condições do paciente ou aliviar a dor, contribuindo para melhoria de sua qualidade de vida. Ex: Gastrostomia.Diagnóstica: Caracteriza-se por uma biópsia ou quando se realiza algum procedimento explorador. Ex: Biópsia de mama, laparotomia exploradora, vídeo diagnóstica.
.Radical ou Curativa: Através do qual se faz a remoção parcial ou total do órgão. Ex: apendicectomia, mastectomia.
.Plástica ou Reparadora: Tratamento realizado com finalidade estética, corretiva ou de reconstrução. Ex: mamoplastia,blefaroplastia, reconstrução de mama.

Classificação das Cirurgias por Potencial de Contaminação: De acordo com o Ministério da Saúde-Portaria n° 930 de Agosto de 1992.
As infecções pós-operatórias devem ser analisadas conforme o potencial de contaminação da ferida cirúrgica, entendido como o numero de microorganismos presentes no tecido a ser operado.

Classificação das cirurgias:.Cirurgias Limpas: São aquelas realizadas em tecidos estéreis ou passiveis de descontaminação, na ausência de processo infeccioso e inflamatório ou falha técnica grosseira, cirurgias eletivas e sem drenagem, cirurgias em que não ocorre penetração no trato digestivo, respiratório e urinário. Ex: Artroplastia de quadril, cirurgia cardíaca, cirurgia vascular, procedimentos ortopédicos eletivos.
.CirurgiasPotencialmente Contaminadas: Realizadas em tecidos colonizados por flora microbiana pouco numerosa ou em tecido de difícil descontaminação, ausência de processo infeccioso e inflamatório e com falhas discretas no trans operatório, ocorre penetração no trato digestivo, respiratório ou urinário sem contaminação significativa. Ex: cirurgia de intestino delgado (eletiva), cirurgias biliares (semobstrução biliar), feridas traumáticas limpas (até 10hs após traumatismo), Cirurgia cardíaca com extra corpórea, prostatectomia.
.Cirurgias Contaminadas: Realizadas em tecidos colonizados por flora bacteriana e cuja descontaminação seja difícil ou impossível, bem como aquelas que tenham ocorrido falhas técnicas grosseiras, ausência de supuração local. Ex: Cirurgia de colon, desbridamento dequeimaduras, cirurgias bucal, fraturas expostas, feridas traumáticas com + mais de 10hs.
.Cirurgias Infectadas: É todas as intervenções cirúrgicas realizadas em qualquer tecido ou órgão em presença de processo infeccioso (supuração local) tecido necrótico, corpos estranhos e feridas de origem suja. Ex: Cirurgia de reto e ânus com pus, cirurgia abdominal com presença de pus e conteúdo de colón.

Aetiologia dos ferimentos pode ser descrita em três categorias.
.Cirúrgica: Causada por uma incisão.
.Traumática: Causada por uma agressão (mecânica, Térmica ou química).
.Crônica: Causada por uma fisiopatologia como as ulceras de pressão ou ulceras varicosas.

Causas Possíveis de Infecção na Incisão Cirúrgica:
.Suscetibilidade do paciente (diabetes, hipertensão, obesidade, anemia, nutrição)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Classificação do tratamento cirúrgico. Terminologia cirúrgica. Tempos cirúrgicos ou operatórios
  • Instrumental Cirurgico
  • Instrumentais cirúrgicos
  • instrumental cirurgico
  • Instrumental cirurgico
  • tratamento cirurgico
  • Tempos Cirurgicos
  • Instrumentais cirúrgicos completo.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!