Classificação de residuos

Páginas: 16 (3959 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
RESÍDUOS LABORATORIAIS E GESTÃO DE SEGURANÇA























UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO (UCDB)
CAMPO GRANDE 2012

1. INTRODUÇÃO 2

2. GESTÃO DOS RESÍDUOS 4

3. CLASSIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS DE LABORATÓRIO 6

4. SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS 8

4.1. Resíduos Produzidos 9

4.2. O Que Fazer Com Os Resíduos? 9

4.3. Resíduos Sólidos 10

4.4.Resíduos Líquidos 11

4.5. Resíduos Especiais 11

5. ETAPAS DO SISTEMA DE RESÍDUOS 12

5.1. Acondicionamento 12

5.2. Acumulação Interna 13

5.3. Transporte Interno 14

5.4. Transporte Externo 14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17



INTRODUÇÃO


Discutir a questão de resíduos gerados em laboratórios é tratar de problemática polêmica e de ampla abrangência em relação àsaúde humana e ao meio ambiente. O problema se complica ainda mais quando constatamos as precárias condições de tratamento e disposição final de resíduos nas cidades brasileiras e as dificuldades orçamentárias das instituições públicas, principalmente aquelas ligadas aos sistemas de saúde.


Os resíduos são denominados resíduos sólidos e, segundo a Norma Brasileira NBR-10004, “são todos osresíduos em estado sólido e semi-sólido que resultam de atividades da comunidade (...), bem como determinados líquidos, cujas particularidades tornam inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos d’água ou exijam para isso soluções técnicas e economicamente inviáveis face à melhor tecnologia disponível”.


Tomada ao pé da letra, tal classificação englobaria, na grandemaioria das cidades brasileiras, quase todos os resíduos gerados nos laboratórios. A inexistência de sistemas de tratamento de esgotos faz com que os resíduos líquidos dispostos na rede pública sejam lançados nos corpos d’agua receptores, nas condições em que foram gerados. Da mesma forma, os resíduos coletados pelo sistema de limpeza urbana são, na maioria das vezes, dispostos em vazadouros a céuaberto (lixões), sem nenhuma proteção ao meio ambiente.


Na medida em que se detém maior conhecimento específico sobre um assunto, maior é a responsabilidade sobre os riscos potenciais. Sem isentarmos o cidadão comum das suas responsabilidades éticas, o lançamento indiscriminado de agulhas contaminadas no ambiente tem muito maior gravidade se o autor é um laboratório ou uma unidade deserviços de saúde, que não poderiam ignorar os riscos de tal procedimento.


Este trabalho pretende contribuir para a discussão e o encaminhamento de soluções dos problemas de resíduos produzidos em laboratórios, considerando-se particularmente os riscos biológicos e químicos. A abordagem prioriza os laboratórios básicos e de contenção, e não abrange os laboratórios de contenção máxima(P4).


Temos como ponto de referência que sempre é possível reduzir os riscos no manuseio e disposição dos resíduos através de um planejamento bem elaborado, mesmo com poucos recursos disponíveis, desde que os profissionais envolvidos estejam conscientes destes riscos e predispostos a assumir suas responsabilidades como técnicos e a exercer sua cidadania. Problemas de fácil solução,eventualmente, podem, se não forem resolvidos causar sérios danos. “Resíduos de papel podem iniciar um incêndios tão facilmente como solventes inflamáveis. Uma simples inundação pode muitas vezes causar tanto dano quanto uma explosão. Uma ventilação defeituosa pode remover um risco no laboratório e transferi-lo para pessoas que não têm nenhuma conexão com o trabalho” (Pitt et al.,1987:7).GESTÃO DOS RESÍDUOS


Os resíduos produzidos em laboratórios em função da diversidade de atividades que realizam, vem como de produtos que manipula representam um problema de difícil gestão não havendo um método ou solução únicos que possam ser generalizados.


O principal ator com responsabilidade na gestão dos resíduos é o pesquisador ou o profissional responsável pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • classificação de resíduos
  • Classificação de resíduos
  • Classificação Resíduos Sólidos
  • Sanificação e Classificação de Residuos Sólidos
  • 9,2 Classificação dos residuos
  • Qualificação e Classificação de Resíduos
  • Classificação de Resíduos Sólidos
  • Classificação dos Resíduos Ambientais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!