Classificação de grãos

Páginas: 6 (1389 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2012
CLASSIFICAÇÃO DE GRÃOS


INTRODUÇÃO

A classificação dos grãos, segundo padrões pré-fixados, constitui um requisito básico para racionalizar a comercialização e proporciona elementos que facilitam a estocagem daqueles produtos.
A classificação do produto em GRUPO ou CLASSE faz referência a espécie e variedade do produto ou, em relação ao seu emprego, forma ou estado de apresentação.FEIJÃO
É usado como alimento por conter proteínas em larga escala, alternativa para o consumo de carne e de outros produtos protéicos (carne,etc), cujos preços, nem sempre, estão dentro das possibilidades do consumidor de baixa renda.

Composição média do feijão
Água.................................................................................................................12,0%
Matériasprotéicas..........................................................................................22,0%
Matérias Graxas................................................................................................1,5%Carboidratos.....................................................................................................56,0%Fibras................................................................................................................4,5 %
Cinza..................................................................................................................4,0%

Basicamente, do feijão se exige grãos de tamanho e formato naturais, secos, de cor características à variedade correspondente, limpo e isento de sinais de ataques por catuchos.
Quanto às exigências, emrelação às variedades, devido aos hábitos alimentares criados em diversas regiões do país, verifica-se uma notável diversificação na demanda do produto. No Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná se consomem os feijões de produção local, seja preto ou de cores. Em São paulo há preferência pelo feijão de cores: Roxão ou Roxinho, de Minas; Opaquinho, Rosinha ou chumbinho, do Paraná: oRoxão ou Roxinho, de Goiás; o Jalo Branco ou Cavalo, do Rio Grande. No Rio de Janeiro, a preferência recai sobre o Preto Lustroso. Nos demais Estados consomem os feijões de produção local, sejam pretos ou de cores.
Constata-se, em algumas áreas de consumo, a tendência do mercado se tornar mais seletivo em relação a boa aparência do produto. Um novo método de preparo e de acondicionamento do feijão,embalado em sacos plásticos, devidamente padronizado e limpo vem obtendo a preferência de uma parcela significativa de consumidores dos grandes centros.
Um fator importante na determinação da qualidade do feijão é o prazo decorrido após a colheita do produto. Sua qualidade culinária é sensivelmente afetada à medida que aumentam os meses de aramazenamento.

NORMAS PARA A CLASSIFICAÇÃO OFICIALDO FEIJÃO

Inicialmente, é classificado em dois grupos, considerando o gênero ou espécie:
I GRUPO – Feijão Anão (comum) da espécie phaseolus vulgaris
II GRUPO – Feijão de corda (macaçar) das espécies dos gêneros Vigna e Walp.

Segundo as variedades é classificado em classes caracterizadas pela coloração:
I GRUPO – Branco, Preto (lustroso ou opaco), Rajado, de cores (mulatinho,chumbinho, rosinha, jalo, roxo, creme). Quando não se enquadra em nenhuma das classes é classificado como Misto.
II GRUPO – Brancão, Vermelho, constituído, no mínimo, de 80% de grãos enquadrados na classe e Misto quando não se enquadra em nenhuma das classes.
Segundo a qualidade são estabelecidas 5 tipos para o I GRUPO e 3 para o II GRUPO.


1. FEIJÃO ANÃO

Amostra: Feijão Anão - tipo II,embalagem de 1Kg
Lote: 08/00
Val. : 08/00

Portaria 161 de 24/07/87, Norma de Identidade, Qualidade, Apresentação e Embalagem do Feijão.

PADRÃO:

FEIJÃO TIPO II

Ardidos e Mofados máx. ----------------------------------------------- 3,0
Carunchados máx. ----------------------------------------------- 2,0
Total...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • classificação de grãos
  • Grãos
  • graos
  • Graos
  • graos
  • Grãos
  • Grãos
  • Graos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!