Classificação de Bi-Rads

Páginas: 10 (2330 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Classificação de BI-RADS
O câncer de mama é a neoplasia mais comum em mulheres, excetuando-se o câncer de pele, tendo sido estimados, no ano de 2001, mais de 30.000 novos casos no no Brasil(1) e cerca de 182.800 novos casos somente nos EUA(2), sendo que cerca de 4% a 5% de todas as mulheres americanas têm a probabilidade de desenvolver esta neoplasia durante a sua vida(3).
No Brasil, o ColégioBrasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, entidade representativa dos médicos que trabalham com radiações ionizantes, adotou o sistema BI-RADS a partir de 1998 e todos os radiologitas que trabalham com mamografia são encorajados a estudar o manual e usá-lo, para facilitar a comunicação com seus colegas radiologistas, clínicos e cirurgiões.

O ACR BI-RADS é um sistema dinâmico, quetende a se modificar constantemente com o surgimento de novos conhecimentos nas doenças da mama ou como adaptação às necessidades diárias. Assim, o léxico já está na sua quarta edição, lançada em dezembro de 2003, no Congresso Americano de Radiologia e que já será aqui apresentado.

BI-RADS (Breast Image Reporting and Data System) é o nome de um sistema padronizado, criado nos EstadosUnidos, utilizado para uniformizar os relatos de radiologia quando se analisam as imagem de mamografia.  O BI-RADS foi criado pelo trabalho conjunto entre o Colégio Americano de Radiologia, o NCI (National Cancer Institute), o CDC (Centers for Disease Control and Prevention ), a FDA (Food and Drug Administration), o Colégio Americano de Cirurgiões e o Colégio Americano de Patologistas.
A intenção por trás dacriação e do uso do BI-RADS é uniformização e a padronização dos laudos de mamografia, sujeitos a confusão na interpretação de resultados quando se utilizam critérios puramente descritivos. Por exemplo, no relato de uma mamografia em que apareçam microcalcificações agrupadas, o uso do BI-RADS pode facilitar a compreensão, entre os não-radiologistas e mastologistas, do significado clínico do achadoradiológico. Na prática clínica diária, o BI-RADS fornecido pelo radiologista é uma ferramenta importante para separar as lesões consideradas benignas, as malignas e as suspeitas.
Além dessa função de utilidade na prática clínica imediata, o BI-RADS serve como um controle de qualidade dos dados provenientes da radiografia. Ao se acompanhar a evolução das pacientes por tempo suficiente após feita amamografia, existe a possibilidade de revisar a adequação do diagnóstico radiológico prévio.
Indicação clínica para o exame 

A razão do exame deve ser claramente assinalada no relatório, como por exemplo: exame anual de rotina; achado ou queixa palpatória no QSL da mama direita; fluxo sanguinolento pela papila esquerda ou,  ainda,  exame  de  seguimento  de  6 meses    de microcalcificações    agrupadas  BI-RADS 3. 
Descrição dos achados radiográficos:

- NÓDULOS - descrito como qualquer opacidade com algum contorno arredondado e definido segundo a forma (redonda, oval, microlobulada e irregular), os contornos (bem delimitados, parcialmente obscurecidos pelo tecido adjacente, lobulados, mal definidos ou espiculados) e a densidade (com ou sem densidade gordurosa, já que qualquer nódulocom densidade de gordura ou radiotransparente é considerado benigno). 

- MICROCALCIFICAÇÕES AGRUPADAS - descritas segundo sua morfologia (monomorfas, pleomorfas, lineares, amorfas) e distribuição (agrupada, linear ou ductal, segmentar, regional e difusa).

- DISTORÇÃO FOCAL DE ARQUITETURA - descrita como especulações em uma região da mama ou uma retração focal do contorno parenquimatosodenso. Interpretação dos achados mamográficos Após a análise dos achados radiográficos - o que eles significam, qual é o diagnóstico- escrevemos a opinião no relatório, expressa em categorias como padronizadas pelo léxico, cada qual com o seu valor preditivo de malignidade (VPP).
O laudo ou relatório mamográfico precisa ser conciso, organizado, claro e sem ambigüidades, devendo conter os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • classificação de bi-rads
  • bi-rads
  • Resenha Sobre BI RADS Maria Clara
  • BI
  • Modelo rad
  • Ferramentas RAD
  • Metodologia rad
  • RAD e RUP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!