Classificação das fundações

Páginas: 11 (2661 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Classificação das fundações: De acordo com a profundidade do solo resistente, onde está implantada a sua base, as fundações podem se classificadas em:
• fundações superficiais (diretas): quando a camada resistente à carga da edificação ou seja, onde a base da fundação está implantada, não excede a duas vezes a sua menor dimensão ou se encontre a menos de 3 m de profundidade;
• fundaçõesprofundas (indiretas) são aquelas cujas bases estão implantadas a mais de duas vezes a sua menor dimensão, e a mais de 3 m de profundidade.
O que caracteriza, principalmente uma fundação rasa ou direta é o fato da distribuição de carga do pilar para o solo ocorrer pela base do elemento de fundação, sendo que, a carga aproximadamente pontual que ocorre no pilar, é transformada em carga distribuída,num valor tal, que o solo seja capaz de suportá-la (figura 2a). Outra característica da fundação direta é a necessidade da abertura da cava de fundação para a construção do elemento de fundação no fundo da cava.
Fundações superficiais ou rasas ou diretas: Em projetos de construções rurais são usadas principalmente fundações diretas, tendo em vista, que as cargas são relativamente pequenas, nãoexigindo da camada do solo de apoio uma grande resistência. As fundações diretas classificam-se em: blocos de fundações / baldrames / radier.
Fundação direta em blocos: O que caracteriza a fundação em blocos é o fato da distribuição de carga para o terreno ser aproximadamente pontual, ou seja, onde houver pilar existirá um bloco de fundação distribuindo a carga do pilar para o solo. Os blocospodem ser construídos de pedra, tijolos maciços, concreto simples ou de concreto armado. Quando um bloco é construído de concreto armado ele recebe o nome de sapata de fundação.
Fundação direta em baldrame: A fundação em baldrame apresenta uma distribuição de carga para o terreno tipicamente linear, por exemplo, uma parede que se apóia no baldrame, sendo este o elemento que transmite a cargapara o solo ao longo de todo o seu comprimento (figura 3b). Um baldrame pode ser construído de pedra, tijolos maciços, concreto simples ou de concreto armado. Quando o baldrame é construído de concreto armado ele recebe o nome de sapata corrida.
Fundação direta em radier: A fundação em radier é constituída por um único elemento de fundação que distribui toda a carga da edificação para o terreno,constituindo-se em uma distribuição de carga tipicamente superficial. O radier é uma laje de concreto armado, que distribui a carga total da edificação uniformemente pela área de contato. É usado de forma econômica quando as cargas são pequenas e a resistência do terreno é baixa, sendo uma boa opção para que não seja usada a solução de fundação profunda.
Fundações Profundas: Quando o solocompatível com a carga da edificação se encontra a mais de 3m de profundidade é necessário recorrer às fundações profundas, sendo três os tipos principais: estacas / tubulões / caixões

Granulação: Associada à composição mineralógica da rocha / Determina: textura do solo: / Arenito (rica SiOz) - Solos mais arenosos / Basalto (rica minerais ferro-magnesianos) - Solos mais argilosos.
ComposiçãoQuímica: Quanto maior o tempo de atuação dos processos e fatores de formação menor será a relação entre Material de Origem e Solo: Solos jovens B maior relação / Solos Velhos - menor relação.
Clima: Componentes mais importantes: Precipitação pluviométrica (P) / Temperatura (T) / O clima atua na formação do solo:
Diretamente: intemperismo (físico, químico e biológico), Erosão, transporte e deposição(sedimentos).
Indiretamente: Condicionador dos demais fatores de formação O clima é um dos mais ativos e importantes fatores de formação do solo.
Precipitação elevada - Acelera o processo evolutivo do solo. / Maior Intemperismo químico - Solos Velhos / Escassez de umidade - Diminuição da velocidade e intensidade dos processos pedogenéticos / Predomina o intemperismo físico - Solos Jovens.....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundações
  • Fundações
  • Fundações
  • fundações
  • Fundações
  • Fundações
  • fundações
  • Fundações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!