Classificação Biológica

Páginas: 6 (1496 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2013
1. REINO MONERA
REPRESENTANTE: E. coli
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA
DOMÍNIO: Bactéria
FILO: Proteobacteria
CLASSE: Gammaproteobacteria
ORDEM: Enterobacteriales
FAMÍLIA: Enterobacteriaceae
GÊNERO: Escherichia
ESPÉCIE: E. coli
NOME BINOMIAL: Escherichia coli (T. Escherich, 1885)
FORMA DE VIDA: A E. coli assume a forma de um bacilo (bastonete). Sãoaeróbias e anaerobias facultativas. O seu habitat natural é o lúmen intestinal dos seres humanos e de outros animais de sangue quente. Possui múltiplos flagelos dispostos em volta da célula.
ASPECTOS BIOLÓGICOS: A E. coli é um dos poucos seres vivos capazes de produzir todos os componentes de que são feitos, a partir de compostos básicos e fontes de energia suficientes. Ela é lactase positiva, umaenzima fermentadora de açúcares que é grandemente responsável pela flatulência de cada pessoa, especialmente após o consumo de leite e seus derivados. Possuem fímbrias ou adesinas que permitem a sua fixação, impedindo o arrastamento pela urina ou diarreia. Muitas produzem exotoxinas. São susceptiveis aos ambientes secos, aos quais não resistem. Possuem lipopolissacarídeo (LPS), como todas as bactériasGram-negativas. Esta molécula externa ativa o sistema imunitário de forma desproporcionada e a vasodilatação excessiva provocada pelas citocinas produzidas pode levar ao choque séptico e morte em casos de septicémia.
FORMA DE NUTRIÇÃO: Possuem exigências nutricionais simples, fermentam glicose e produzem ácido a partir dessa reação.
ASPECTOS RELACIONADOS ÀS DOENÇAS:
A E.coli está entre asprincipais causas de:
Toxinfecção alimentar é uma causa importante de Gastroenterites.
Infecção do tracto urinário (ITU): é a mais frequente (cerca de 80% dos casos) causa desta condição em mulheres jovens, podendo complicar em pielonefrite. Resultam da ascensão do organismo do intestino pelo ânus até ao orifício urinário e invasão da uretra, bexiga e ureteres. Frequentemente causadas pelo serovarUPEC. Também conhecida como cistite da lua de mel devido à propensão para aparecer em mulheres sexualmente activas.
Colecistite
Apendicite
Peritonite: se perfurarem a parede intestinas ou do tracto urinário. A mortalidade é alta.
Meningite: a maioria dos casos de meningite em neonatos é causada pela E.coli.
Infecções de feridas
Septicémia: causam 15% dos casos da multiplicação sanguíneafrequentemente fatal; contra 20% por Staphylococcus aureus. É uma complicação de estágios avançados não tratados de doença nas vias urinárias ou gastrointestinais. A mortalidade é relativamente alta.




2. REINO PROTISTA
REPRESENTANTE: Ameba

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
DOMÍNIO: Eukaryota
FILO: Rhisopoda
CLASSE: Entamoebidea
ORDEM: Amoebida
FAMÍLIA: Entamoebidae
GÊNERO: EntamoebaESPÉCIE: E. histolytica
NOME BINOMIAL: Entamoeba histolytica
FORMA DE VIDA: Sua forma pode ser bastante variável, e muitas vezes indeterminada, já que seu corpo gelatinoso assume formas diversas, em alguns casos. Várias espécies de ameba de água doce, de solos úmidos ou de musgos, possuem carapaças, sendo denominadas de tecamebas. A carapaça é às vezes secretada pelo citoplasma, constituindo umacobertura de sílica ou quitina, mas também pode ser composta por materiais estranhos em suspensão no ambiente, os quais ficam unidos por uma matriz produzida pelo organismo.
ASPECTOS BIOLÓGICOS: Seu ciclo evolutivo é monoxenico, ou seja, a Entamoeba hystolitica completa seu ciclo em apenas um hospedeiro.
FORMA DE NUTRIÇÃO: Em geral, as amebas alimentam-se de bactérias, diatomáceas, algas, rotíferos eoutros protozoários, porém há espécies parasitas. O alimento é capturado por fagocitose a partir da emissão de pseudópodes que o circundam. No caso das tecamebas os pseudópodes saem através de grande aberturas em uma das extremidades da carapaça.
FORMA DE REPRODUÇÃO: Formam-se a partir de uma movimentação do fluido interno da célula, o endoplasma, que origina uma projeção na célula. Em dado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Classificação biológica
  • Classificação Biológicas
  • classificação biologica
  • Classificação biologica
  • Classificação biologica
  • Classificaçao biologica
  • Classificação biológica
  • Classificação Biológica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!