Classicismo: período literário

Páginas: 5 (1073 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
Classicismo: Origem e Contexto Histórico
O Classicismo, também conhecido como Quinhentismo, foi um marco literário, pois obras produzidas nesse intervalo eram consideradas clássicas, que teve início no período entre os séculos XV e XVI, em que a Europa sofrera um importante movimento denominado Renascimento, que se propagou na passagem da Idade Média para a Moderna, estabelecendoentão, uma mudança no comportamento do homem, onde o mesmo inicia uma série de indagações sobre seus valores, onde passa a se descobrir, criando uma nova visão de mundo acerca de questões sócio-políticas e culturais da sociedade pertencente da época.
A base do renascimento encontrava-se no crescimento continuo da burguesia comercial, nas relações econômicas estabelecidas entre cidadeseuropéias, nas difusões de novas ideias, que contribuíam para o crescimento cultural e estimulava as manifestações artísticas, entre outros. A sociedade européia era dominada pelo Teocentrismo, doutrina ou forma de pensamento em que Deus era o centro de tudo, e decorrente a tantas navegações fora da Europa, o homem estabelecera contato com outras culturas, costumes, enfim, que todo esse contexto feznascer uma visão antropocêntrica de mundo, ou seja, o homem tornou-se o centro do universo.
Com toda esta mudança, o homem renovado do renascimento passa a aceitar a cultura Greco-romana e tudo o que trás consigo, como os valores da época. Em seu universo artístico, integram os deuses gregos, da mitologia grega, pois possuíam características humanas, como o sentimentos, por exemplo, eo homem renascentista busca compreender o mundo através da razão, e faz essa associação com o equilíbrio entre razão e emoção, bem e verdade, entre outras.

O Classicismo em Portugal
O classicismo em Portugal inicia-se em 1527, onde filhos de burgueses iniciam o contato com o ensino superior em busca de uma cultura distinta a cultura conceituada no período medieval. Peladecadência do feudalismo, a Europa sofria uma nova realidade econômica, devido à resistência dos burgueses que exigiam uma nova cultura mais liberal, identificada ao comércio, interesse ambicioso.
O Renascimento originou-se na Itália, difundindo-se aos demais países europeus, valoriza a volta do escritor Sá de Miranda, de uma viagem feita á Itália, onde trouxe consigo, idéias de renovação econceitos literários e novas formas de composições poéticas clássicas, que passam a ser compostas pelos artistas chamados de humanistas ou italianizantes, o soneto, composição de quatorze versos divididos em dois quartetos e dois tercetos e em versos decassílabos, em seguida, a ode: poesia de exaltação, a elegia: composição de sentimentos tristes, a écloga: de composição amorosa e por fim, aepístola: de composição poética em maneira de carta.

O século XVI é considerado um período nobre da literatura portuguesa, que ressalta o classicismo literário e seus escritores, que retomam a idéia de que a arte deve basear-se na razão, no controle das emoções. Buscavam o equilíbrio entre sentimento e razão, para que assim, pudessem alcançar a representação do universoe da realidade, desconsiderando a subjetividade. Período em que a língua assume sua forma definitiva e inicia o período do português moderno, o que também reforça a idéia do Renascimento português, que é fortemente explicito em relação à máxima expressividade em Luís Vaz de Camões.

Luís Vaz de Camões: O poeta-soldado
Historicamente conhecido como o poeta do Classicismo, LuísVas de Camões também ficou conhecido por escrever poesias líricas e épicas, além de outras peças teatrais. Autor de “Os Lusíadas” publicada em 1572 tem como tema principal a narração da viagem de Vasco da Gama as Índias, com enfoque maior no povo português, na conquista de terras novas. Nasceu em Coimbra ou Portugal, aproximadamente no de 1525, há várias suposições acerca de sua vida, envolta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Classicismo literário
  • Períodos Literários
  • Periodos literarios
  • periodos literarios
  • periodos literarios
  • Períodos Literários
  • Períodos literários
  • Periodos Literarios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!