Classicism0

571 palavras 3 páginas
Classicismo O Classicismo surgiu durante o Período do Renascimento, ou seja, em meio ao movimento artístico no qual a cultura clássica ocupava o espaço medieval, o capitalismo consolidava-se e a Idade Média tinha seu fim. Então, a Idade Moderna precedia a nova realidade, mais liberal, mais antropocêntrica. Todas as manifestações literárias que figuravam este modelo renascentista são chamadas de classicismo. Outra definição pode ser o classicismo como conjunto de caracteres estéticos, definindo o estilo cultural, artístico e literário de um período, por oposição ao barroco, ao romântico.Os termos: clássico e classicismo também podem ser empregados a partir de uma mistura de definições de valores, como se arte greco-romana estabelecesse um padrão para toda a arte produzida posteriormente.
Aspectos históricos: Classicismo português: O marco inicial do classicismo português foi em 1527, quando se deu o retorno do escritor Sá de Miranda de uma viagem feita à Itália, de onde trouxe as idéias de renovação literária e as novas formas de composição poética, como o soneto. O período se encerrou em 1580, ano da morte de Luís Vaz de Camões e do domínio espanhol sobre Portugal. Classicismo Literário: Os escritores classicistas retomaram a idéia de que a arte deve fundamentar-se na razão, que controla a expressão das emoções. Por isso, buscavam o equilíbrio entre os sentimentos e a razão, procurando assim alcançar uma representação universal da realidade, desprezando o que fosse puramente ocasional ou particular.
Caracteristicas:
São características das obras do classicismo: a presença de adjetivos, a perfeição estética, a pureza das formas, a retomada da mitologia pagã, a busca do ideal de beleza, o universalismo, racionalismo, antropocentrismo, fusionismo da mitologia pagã e cristã,

Relacionados