Classes sociais
A estratificação social é um tipo de diferenciação social. Em cada um dos estratos, as posições sociais são definidas, por exemplo, há classes controlantes ou dominantes. A estratificação social é, sobretudo, uma modalidade do controle social.
Os estratos social, se apresentam dependendo do tipo de sistema social, em forma de classes sociais, de castas ou de estamentos. Os sistemas sociais representados por classes sociais é a forma que a nossa sociedade é dividida, são agrupamentos "abertos", significa que pode existir a passagem de um indivíduo de uma classe para outra, seja ela superior ou inferior. Através do esforço pessoal, o indivíduo ao adquirir um status mais alto, consegue passar para um outra classe Quando se trata de classes sociais, o autor clássico que se vem à lembrança é Marx.
Enquanto nas castas se trata de um sistema rígido, a hierarquia social é necessariamente herdada, de modo que é absolutamente interditada a mobilidade social. O maior exemplo desse sistema de castas é a Índia tradicional, que mesmo após ser abolido é mantido ao lado do moderno sistema de classes.
Outra modalidade de estratificação é o estamento. É uma forma intermediária, não tão rígida quanto a das castas, nem de mobilidade social tão fácil quanto as das classes sociais. Nela se encontram diferentes categorias como: senhores feudais, burgueses, artesões e servos. Esse tipo de estratificação é típico da Europa Medieval, rural e nobre. Mas se estende, já enfraquecida, até os fins do século XVIII, com as Revoluções Industrial e Francesa, que ultimam a ascensão da burguesia.
Os critérios usados na classificação das pessoas em categorias variam de