classes multisseriadas: desafio para o gestor educacional

Páginas: 37 (9207 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014











CLASSES MULTISSERIADAS: DESAFIO PARA O GESTOR EDUCACIONAL















Belo Horizonte
2013


MARLUCE OLIVEIRA SANTOS






CLASSES MULTISSERIADAS: DESAFIO PARA O GESTOR EDUCACIONAL




Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), como requisito parcial para obtenção dotítulo de Especialista em Gestão Escolar.

Orientador: Alexandre Gomes Soares






Belo Horizonte

2013
MARLUCE OLIVEIRA SANTOS




CLASSES MULTISSERIADAS: DESAFIO PARA O GESTOR EDUCACIONAL


Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), como requisito parcial para obtenção do título de Especialista emGestão Escolar.


____________________________________________________
Prof. Alexandre Gomes Soares (Orientador) - UFMG



____________________________________________________
Profª Marina de Lima Tavares (Avaliadora) - UFMG


____________________________________________________
Marluce Oliveira Santos (Aluna)



RESUMO

O presente trabalho trata-se da análise crítica sobre oProjeto Político pedagógico da Escola Municipal São Roque, situada na zona rural do Município de Araçuaí. Tendo como objetivos identificar os problemas vivenciados pelo gestor na escola e demonstrar como os desafios relacionados a classes multisseriadas são enfrentados. Sobretudo, a pesquisa bibliográfica foi baseada em textos dos autores Maria Antônia Souza (2012), Carlos Roberto Jamil Cury (2010),Navarro (2004), Sílvio Kaloustian (2005), nas Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (2002) e outros que serviram de base no desenvolvimento das atividades ao longo do curso. Os autores supracitados refletem sobre o trabalho do gestor educacional frente aos desafios encontrados em relação às classes multisseriadas. A pesquisa de campo analisou os desafios enfrentadospela gestão, no ano anterior a pesquisa e sobre as questões consideradas burocrático-administrativas. Entre os principais desafios constata-se a inexistência da caixa escolar, falta de recursos em geral, rotatividade de professores, entre outros que o mesmo busca meios de superação, mas sem resultados significativos.


Palavras-chave: Multisseriadas, Campo, Desafio, Gestor.
SUMÁRIOINTRODUÇÃO
A presente análise foi baseada no Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal São Roque. Na construção do Projeto Político Pedagógico da escola, o grupo procurou identificar as suas principais características que são: escola do campo e classes multisseriadas, como forma de demonstrar a sua identidade para o leitor. Ao longo do documento, os autores referenciados como:Oliveira (2010), Azevedo (2010), Souza (2010) e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB - Lei nº 9.394/1996) evidenciaram a importância e a necessidade da construção e implementação do Projeto Político Pedagógico nas escolas, como elemento importante que faz parte do processo de gestão democrática dentro da instituição.
A escolha do tema da análise crítica Classes multisseriadas: desafio para o gestoreducacional tem como finalidade descrever os desafios que o gestor dessas escolas enfrenta no exercício de sua função. Desse modo, levar ao conhecimento do leitor a situação das escolas multisseriadas situadas no campo, onde professores e gestores necessitam de formação adequada para oferecer aos alunos uma educação de qualidade. Assim, a presente análise destaca os seus objetivos:
Identificar osproblemas vivenciados pelo gestor na escola e
Analisar como os desafios relacionados a classes multisseriadas são enfrentados pelo gestor educacional.
Neste contexto, a pesquisa bibliográfica foi baseada em textos dos autores Maria Antônia Souza (2012), Carlos Roberto Jamil Cury (2010), Navarro (2004), Sílvio Kaloustian (2005) nas Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Classes multisseriadas: realidade, dificuldades e desafios
  • Classe multisseriada
  • A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CLASSE MULTISSERIADA
  • O gestor educacional
  • A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CLASSE MULTISSERIADA
  • Gestor educacional
  • Projeto de classes multisseriadas
  • Desafios para gestor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!