Classes gramaticais

Páginas: 3 (656 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
Contexto histórico

Iniciou-se no fim do século XVI na Europa, teve seu ápice no século XVII, e se prolongou até o início do século XVIII. O movimento surgiu como uma forma de reagir às tendênciashumanistas, tentando reencontrar a tradição cristã. Nesse período o Estado Absolutista se consolidava. No Brasil, o panorama histórico do período esta situado durante a política de colonização, com oestabelecimento dos engenhos de cana-de-açúcar em Salvador (BA), capital do Brasil. A produção literária não foi favorecida nesse período, pois a disputa pelo poder no Brasil era evidente e chamavatoda a atenção. O Barroco se estabeleceu no Brasil no final do século XVIII e predominou por todo o século XIX. 
Características do Barroco Brasileiro
Busca de efeitos decorativos e visuais, atravésde curvas e colunas retorcidas; entrelaçamento entre a arquitetura e escultura; violentos contrastes de luz e sombra; pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu.Presença da tonalidade dourada, decorados com anjos e motivos florais e arabescos.  O Barroco compreende dois estilos: o primeiro estilo abrange as  regiões enriquecidas pelo comércio do açúcar e pelamineração: (MG, PB, PE, BA, RJ); e outro estilo é típico das das regiões fora do centro econômico da época: (SP)
O Arcadismo, também conhecido como Setecentismo ou Neoclacissismo, é o movimento quecompreende a produção literária brasileira na segunda metade do século XVIII. O nome faz referência à Arcádia, região do sul da Grécia que, por sua vez, foi nomeada em referência ao semideus Arcas (filhode Zeus e Calisto).
Denota-se, logo de início, as referências à mitologia grega que perpassa o movimento.
Profundas mudanças no contexto histórico mundial caracterizam o período, tais como aascenção do Iluminismo, que pressupunha o racionalismo, o progresso e as ciências. Na América do Norte, ocorre a Independência dos Estados Unidos, em 1776, abrindo caminho para vários movimentos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Classes Gramáticais
  • classes gramaticais
  • Classes Gramaticais
  • Classes gramaticais
  • Classe gramatical
  • Classes gramaticais
  • classes gramaticais
  • classes gramaticais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!