classes gramaticais

Páginas: 3 (542 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
A vingança!!!!!!!



Vingança consiste em ir contra uma pessoa ou grupo em resposta a algo que foi percebido ou sentido como prejudicial. Embora muitos aspectos da vingança possam lembrar oconceito de igualar as coisas, na verdade a vingança em geral tem um objetivo mais destrutivo do que construtivo. Quem busca vingança deseja forçar o outro lado a passar pelo que passou e/ou garantir quenão seja capaz de repetir a ação nunca mais.
A ética da vingança é acaloradamente debatida na filosofia. Alguns creem que ela é necessária para se manter uma sociedade justa. Em algumas sociedades seacredita que o mal infligido deve ser maior do que o mal que originou a vingança, como forma de punição. A filosofia de "olho por olho" citada no Velho Testamento da Bíblia (Êxodo 21:24) tentoulimitar o dano causado, igualando ao original, para evitar uma série de ações violentas que escalassem rapidamente e saíssem do controlo. Outros argumentam contra a vingança alegando que se assemelha àfalácia de que "Dois erros fazem um acerto". Alguns cristãos interpretam a passagem de Paulo "A mim a vingança; a mim exercer a justiça, diz o Senhor" (Epístola aos Romanos 12:19, na versão da BíbliaSagrada da editora Ave-Maria) como significando que apenas Deus tem o direito de praticar a vingança.
Sobre as bases morais, psicológicas e culturais da vingança a filósofa Martha Nussbaum escreveu: "Osenso primitivo do justo — notadamente constante de diversas culturas antigas a instituições modernas(…) — começa com a noção de que a vida humana (…) é uma coisa vulnerável, uma coisa que pode serinvadida, ferida, violada de diversas maneiras pelas açoes de outros. Para esta penetração, a única cura que parece apropriada é a contrainvasão, igualmente deliberada, igualmente grave. E paraequilibrar a balança verdadeiramente, a retribuição deve ser exatamente, estritamente proporcional à violação original. Ela difere da ação original apenas na sequência temporal e no fato de que é a sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Classes Gramáticais
  • classes gramaticais
  • Classes Gramaticais
  • Classes gramaticais
  • Classe gramatical
  • Classes gramaticais
  • classes gramaticais
  • classes gramaticais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!