Classes gramaticais e suas funções sintáticas

Páginas: 5 (1088 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014

Classes gramaticais e suas funções sintáticas

SUBSTANTIVO
É a classe de palavra que se caracteriza por significar o que convencionalmente chamamos objetos substantivos, isto é, em primeiro lugar, substâncias (homem, casa, livro) e, em segundo lugar, quaisquer outros objetos mentalmente apreendidos como substâncias, quais sejam qualidades (bondade, brancura), estados (saúde, doença),processos (chegada, entrega, aceitação)
Do ponto de vista sintático, o substantivo exerce por excelência a função de sujeito (ou seu núcleo) da oração e, no domínio da constituição do predicado, agente da passiva, aposto, as funções de objeto direto, complemento relativo, objeto indireto, predicativo, adjunto adnominal e adjunto adverbial.

ADJETIVO
O adjetivo é um caracterizador, ummodificador de sentido. A vida sem adjetivo é impossível, pois, quando queremos descrever ou expor um ponto de vista sobre algo, usamos nada mais, nada menos que adjetivos. Por exemplo, se alguém pede que você descreva a bandeira do Brasil, o que você irá dizer? “Ah, ela é verde, amarela e azul, basicamente.” Beleza. Agora, se alguém pergunta a sua opinião sobre o estilo dela, o que você irá dizer? “Bem, euacho a bandeira muito bonita, com simbolismos bem sugestivos.” Percebeu os adjetivos que você usou? Os três primeiros foram adjetivos de caráter objetivo; os dois últimos, de caráter subjetivo.
Do ponto de vista sintático, o adjetivo só exerce duas funções sintáticas na frase: adjunto adnominal ou predicativo (do sujeito ou do objeto).

ARTIGO
O artigo não tem valores embutidos em si, mas,quando se liga a um substantivo num determinado contexto, passa a desempenhar inúmeros papéis discursivos: individualizar ou generalizar, indicar conhecimento ou desconhecimento, apreciação ou depreciação, determinação ou indeterminação, intimidade, aproximação numérica, intensificação, proximidade, diferenciar o gênero com implicações semânticas (o capital, a capital) etc. Reitero: tudo irádepender do contexto.
Do ponto de vista sintático, o artigo é um termo que funciona sempre como adjunto adnominal.

NUMERAL
O numeral indica, essencialmente, quantidade absoluta (cardinal), quantidade fracionária (fracionário), quantidade multiplicativa (multiplicativo) e ordem, sequência, posição (ordinal), de coisas ou pessoas. Ex: Uma cerveja é pouco, duas é bom, três é bom demais!
Do ponto devista sintático, o numeral é um termo que funciona como adjunto adnominal quando acompanha um substantivo; quando substitui o substantivo, tem função substantiva (ou seja, funciona como núcleo do sujeito, predicativo do sujeito, objeto direto, indireto, complemento nominal, agente da passiva, ad- junto adverbial e aposto).

PRONOME
O pronome pode apresentar inúmeros sentidos, a depender docontexto: posse, indefinição, generalização, questionamento, apontamento, aproximação, afetividade, ironia, depreciação etc. Exemplo: “Eu não te falei que ele era boa gente?”
Do ponto de vista sintático, o pronome é um termo que funciona como adjunto adnominal quando acompanha um substantivo; quando o substitui, tem função substantiva (ou seja, funciona como núcleo do sujeito, predicativo do sujeito,objeto direto, indireto, complemento nominal, agente da passiva, adjunto adverbial, aposto e vocativo).


VERBO
O verbo normalmente indica uma ação ou um processo, mas pode indicar estado, mudança de estado ou fenômeno natural – sempre dentro de uma perspectiva temporal. Pode indicar também a noção de existência, volição (desejo), necessidade, etc. Veja alguns exemplos: O aluno estudou muito(ação/passado), A aluna está feliz (estado/presente), A aluna virou professora (mudança de estado/passado).
Do ponto de vista sintático, o verbo tem um papel importantíssimo dentro da frase; sem ele (explícito ou implícito) não há orações na língua portuguesa, pois o verbo é o núcleo do predicado – percebeu que eu usei vários verbos para dizer o que eu acabei de dizer? O único caso em que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Funções sintáticas
  • Funções Sintáticas
  • Funçoes Sintáticas
  • Funções Sintaticas
  • Funções sintáticas
  • Funções sintáticas
  • Funções sintáticas
  • Funções Sintáticas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!