Classes Gramáticais

Páginas: 3 (610 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
No português
Classificação tradicional
Na gramática da língua portuguesa, a classificação mais tradicional divide as palavras em dez classes.

O substantivo e o verbo podem ser entendidos comoclasses importantes em uma frase, pois geralmente estes elementos são a base para outras relações, ou mesmo constituintes que são necessários para o entendimento básico da ideia de uma frase. Asclasses artigo, numeral, pronome, adjetivo e advérbio geralmente especificam o substantivo e o verbo, são classes adjuntas. As classes preposição, conjunção, pronome, servem para ligar, relacionar outraspalavras, são classes conectivas. Além destas classes, há uma que serve para expressar sentimentos: a interjeição.

Variáveis
Substantivo
Artigo
Adjetivo
Numeral
Pronome
Verbo
InvariáveisAdvérbio
Preposição
Conjunção
Interjeição

Outras classificações
Contudo, a classificação tradicional é apontada por linguistas como sendo inconsistente ou inadequada para o português de hoje (epara a maior parte das línguas a que é aplicada). Bagno, por exemplo, aponta o fato de a classe dos pronomes ser formada por palavras que se comportam de modo sintaticamente diverso e deixar de incluiroutras com comportamento parecido ao de alguns de seus subgrupos.8 O próprio autor propõe as seguintes classes para o português: nome, verbo, verbinominal, índice de pessoa, mostrativo, quantificador,advérbio, preposição, conjunção.


História[editar | editar código-fonte]
A classificação gramatical das línguas europeias deriva principalmente da gramática grega. No diálogo Crátilo, Platãodiscute se as palavras (lógos) são arbitrárias ou intrínsecas à natureza das coisas, tratando de assuntos que se tornariam objeto da etimologia e da linguística. No texto, ele separa o discurso em duaspartes distintas: ónoma (nome) e rhema (verbo).1 No texto, Platão estava interessado na natureza das palavras e não em sua forma, razão pela qual sua divisão é tanto morfológica (nomes vs. verbos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Classes Gramáticais
  • classes gramaticais
  • Classes Gramaticais
  • Classes gramaticais
  • Classe gramatical
  • Classes gramaticais
  • classes gramaticais
  • classes gramaticais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!