Classe c

Páginas: 17 (4068 palavras) Publicado: 4 de setembro de 2013



Etec Zona Sul
Técnico em Administração
Gestão de Marketing





Classe C














































Introdução

Na última década, o perfil socioeconômico do pais mudou. Não se pode dizer que o pais tenha mudado da noite para o dia, a modificação resulta de múltiplos fatores, da estabilização de preços ás mudançasdemográficas, da educação ao mercado de trabalho.
O crescimento econômico brasileiro beneficiou tanto os setores superiores e privilegiados quanto os populares. Mas o crescimento mais dinâmico aconteceu na classe mais baixa da sociedade brasileira que mostra o efeito muito positivo para todos
O brasileiro da classe C deixou de ser coadjuvante e tem ocupado um papel cada vez maior na economia dopaís. Essa população emergente, com seu desejo de continuar a consumir e seu foco no progresso pessoal, é um sintoma de que o Brasil está melhorando. Em todos os países que alcançaram um alto grau de desenvolvimento econômico e social, a maioria dos habitantes pertence à classe média.




























A nova classe c
Um novo fenômeno está desenhando asociedade neste começo de século 21: a classe C está em evidência em quase todo o planeta, mesmo que como consequência de diferentes fatores.
Para começar, é necessário destacar o significado da classe C, que pode ser analisada pelo viés social, econômico e até pelo cultural. Enquadrar as pessoas em determinada classe social é sempre um processo arbitrário, no Brasil ou em qualquer país. Algunspesquisadores usam como critério apenas a renda. Outros levam em conta fatores como patrimônio, ocupação ou nível de escolaridade.
A Fundação Getúlio Vargas, em pesquisa divulgada em agosto de 20081, definiu como classe média as famílias com renda mensal entre R$ 1.115 e R$ 4.807.2.
Outra variante de definição pela renda é a classificação das famílias pelo potencial de consumo, e não diretamentepelos rendimentos. É o caso das classes econômicas A, B, C, D e, definidas por meio de pontuação relativa à posse de bens duráveis (carro, televisão em cores, rádio, videocassete ou DVD, máquina de lavar roupa, geladeira e freezer), ao número de banheiros e à quantidade de empregadas domésticas e pelo grau de instrução do chefe de família. Entre 18 e 22pontos, por exemplo, uma família pertence, hoje,à classe C1, e entre14 e 17 pontos à classe C.
De maneira geral, classe C é aquela parcela da população que está em posição equidistante dos parâmetros máximos e dos parâmetros mínimos (entre a classe A e a classe E), sejam eles relacionados à renda, ao status social ou profissional ou ao grau de conhecimento.
Na acepção mais comum, a classe média inclui todos os que já conquistaram um patamarconfortável de renda e que, embora não tenham acesso ao padrão de vida da classe alta, podem desfrutar padrões confortáveis de habitação, consumo e lazer.
Nos países emergentes, como o Brasil, a evidência da classe C está relacionada ao fenômeno de mobilidade entre classes. As mudanças econômicas vivenciadas nas últimas décadas resultaram em estabilidade e controle inflacionário, trazendo juntouma benéfica consequência direta para aqueles que tinham renda, mas não tinham acesso a serviços bancários e ao crédito.
A classe C foi a classe econômica que mais cresceu nos últimos anos. Na mesma pesquisa, a FGV divulgou que nos últimos seis anos cerca de 20 milhões de brasileiros deslocaram-se da base para o miolo da pirâmide social. Até há pouco tempo classificados como pobres ou muitopobres, eles melhoraram de vida e começam a usufruir de vários confortos típicos de classe média. Sua ascensão social revela uma excelente novidade: pela primeira vez na História, a classe média passa a ser maioria no Brasil. São hoje 52% da população (eram 44% em 2002) – ou 100 milhões de brasileiros.
Pela primeira vez na história a renda da classe C aumenta mais que das classes A e B. Graças ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Classe c
  • Classes c++
  • Classe c
  • Classe c
  • A classe C
  • Classe c
  • Classe c
  • classe C

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!