classe C

Páginas: 12 (2980 palavras) Publicado: 13 de agosto de 2013









PROJETO DE PESQUISA
DIRECIONAMENTO DE APLICAÇÕES FINANCEIRAS VOLTADAS A CLASSE ‘C’ EM UM AMBIENTE COM ALTO INDICE DE INFLAÇÃO









Tubarão, SC, 2013







PROGETO DE PESQUISA
DIRECIONAMENTO DE APLICAÇÕES FINANCEIRAS VOLTADAS A CLASSE ‘C’ EM UM AMBIENTE COM ALTO INDICE DE INFLAÇÃO



Projeto de pesquisa elaborado ao Curso de Gestão de Finanças daUniversidade do Sul de Santa Catarina, como requisito parcial à obtenção do título de Pós Graduação.







Tubarão, SC, 2013

SUMARIO


INTRODUÇÃO
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivos Gerais
2.2 Objetivos específicos
3. revisão de literatura
3.1. Inflação
3.2. Classe ‘C’ – A Nova Classe Média Brasileira
3.3 Características Econômicas da Classe ‘C’
4. METODOLOGIA DA PESQUISA5. CRONOGRAMA
6. EXECUTORES
7. orçamento estimado
8. REFERÊNCIAS








PROGETO DE PESQUISA
DIRECIONAMENTO DE APLICAÇÕES FINANCEIRAS VOLTADAS A CLASSE ‘C’ EM UM AMBIENTE COM ALTO INDICE DE INFLAÇÃO




1-Introdução

Inflação! Geralmente essa palavra não soa bem nos ouvidos dos trabalhadores brasileiros. CORTI (1977, p.7) afirma que inflação é a resultante do quociente entre oque se produz e o que se consome.
Esta diretamente relacionada com o poder de compra do consumidor e popularmente conhecida pelo povo brasileiro como um aumento generalizado no preços dos produtos. Economicamente pode ser empregada para definir um aumento no suprimento de dinheiro e a expansão monetária.
ROSCOE (1977, P.15-16) afirma que a inflação pode ser provocada por três motivosdiferentes: aumento na quantidade de moeda, diminuição de mercadoria oferecida( safra menor que o consumo) e oferta menos que a procura( aumento generalizado na procura de uma mercadoria).
Esta pequena palavra tem o poder de trazer varias lembranças ruins a toda uma faixa da população que sofreu com os altos índices no inicio dos anos 90. Apesar de trazer prejuízos a toda economia do país, tem porcaracterística principal, afetar as classes economicamente menos desenvolvidas, interferindo diretamente no preço de itens de necessidade básica do consumidor assalariado.
Atualmente no Brasil, presenciamos um cenário muito diferente do vivenciado nas décadas de 80 e 90 (auge da crise inflacionaria no Brasil). Atrás de politicas voltadas ao fortalecimento de uma ‘nova classe média’ e a dedicação dogoverno em eliminar a miséria, o país passa por um crescimento econômico voltado a melhorias na distribuição de renda de seu povo.
A famosa ‘nova classe média brasileira’ foi uma das principais responsáveis pelo sucesso das estratégias de crescimento do país.
52 milhões de pessoas melhorará de classe entre 2004 e 2014, sendo 40 milhões até 2011. Significa que no período 2004-14, 52,1 milhões depessoas entrarão na classe C e outros 15,7 milhões nas classes AB. (NERI, Marcelo Cortês. Cenários de Classe. Em: < http://blogdofavre.ig.com.br/tag/marcelo-neri/>. Acesso em: 10 de maio 2013).
A principal base da economia brasileira passou ser a classe ‘C’, sendo que mais da metade da população do país esta nessa faixa social. Isto se deve a atitudes e medidas adotadas pelo governo como: incentivosao consumo, abertura de credito, ascensão na carreira profissional, abertura de novas vagas no mercado, dentre outras que oportunizaram uma melhor qualidade de vida e uma abertura de novos horizontes aos que se enquadra a esse tipo de classe social.
A abertura de novos horizontes e mercados ao longo dos últimos 10 anos permitiu que muitas pessoas pudessem ter a oportunidade de realizar sonhos eter em suas próprias mãos a estabilidade financeira tão desejada. Esse sentimento de liberdade financeira há algum tempo atrás, era exclusividade das classes mais desenvolvidas da economia.
Mas, em meio a todo o crescimento de uma nova classe media juntamente com o desenvolvimento econômico do Brasil, é preciso ficar atento a todos os indicadores de mercado. No caso da classe ‘C’, o principal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Classe c
  • Classes c++
  • Classe c
  • Classe c
  • Classe c
  • A classe C
  • Classe c
  • Classe c

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!