Clasiificação das lentes oftálmicas

Páginas: 11 (2726 palavras) Publicado: 8 de maio de 2011
Escola Superior da Tecnologia da Saúde de Lisboa


Estágio de Aprendizagem I
Módulo de Optometria

Lentes Oftálmicas

Fonte: www.cienciahoje.pt

Classificação das Lentes Oftálmicas

1. - Classificação por Tipologia de Lente

As lentes oftálmicas utilizadas para a compensação de ametropias podem dividir-se em dois grandes grupos: As lentes esféricas e as lentescilíndricas/esfero-cilíndricas.

1.1- Lentes esféricas:

Todos os raios de luz que passam através de uma lente são refractados, excepto os que passam directamente pelo centro óptico. As lentes esféricas são classificadas pela forma como a luz é refractada através das mesmas. Nesse sentido, existem as lentes esféricas positivas, também designadas convergentes, e as lentes esféricas negativas ou divergentes.1.1.1- Lentes esféricas Positivas/Convergentes:

Os raios de luz paralelos que passam através deste tipo de lente convergem num ponto à frente, ou seja, aproximam-se uns dos outros como mostra a figura 3. Este tipo de lente é mais espessa no centro do que na periferia e amplia as imagens dos objectos que são observados através dela (Efeito de Lupa), sendo utilizada para a correcção da Hipermetropiae Presbiopia. Dentro das lentes esféricas positivas existem as lentes biconvexas cujas duas superfícies são convexas, as lentes plano-convexas que apresentam uma superfície convexa e outra plana e a lente menisco-convexa que apresenta uma superfície convexa mais potente e uma superfície côncava (Fig.4).

Fig. 1- Representação esquemática de um olho hipermétrope à esquerda; Lente plano-convexapara correcção da Hipermetropia à direita.
(Fonte: Panfleto Informativo Essilor)

1.1.2- Lentes esféricas Negativas/Divergentes:

Os raios de luz que passam através de uma lente divergente ou negativa são afastados uns dos outros apresentando um foco virtual (Fig.3). A espessura deste tipo de lente é menor no centro e aumenta para a periferia, apresentando os bordos mais espessos que o centroda lente. Este tipo de lente tem a particularidade de diminuir as imagens dos objectos observados através dela. Este tipo de lente subdivide-se em lente bicôncava, plano-côncava e menisco-côncava como mostra a figura 4.

Fig. 2- Representação esquemática de um olho Míope à esquerda; Lente plano-convexa para correcção da Miopia à direita.
(Fonte: Panfleto Informativo Essilor)

Fig.4 –Tipologia de lentes esféricas positivas e negativas.

(Fonte: www.feiradeciencias.com.br)
Fig.3 – Comportamento dos raios luminosos ao atravessarem uma lente biconvexa e uma lente bicôncava.
(Fonte: www.feiradeciencias.com.br)

1.2- Lentes cilíndricas e esfero-cilíndricas:

Para corrigir um astigmatismo é necessário uma lente cuja potência varie em diferentes meridianos. Assim, a potência máximae mínima encontram-se em dois meridianos perpendiculares designados meridianos principais. Se for apenas necessário a correcção de um único meridiano, pode utilizar-se uma lente cilíndrica que apresenta uma superfície plana ao longo do seu eixo e tem uma curvatura máxima perpendicularmente ao eixo. No entanto, é mais comum o olho necessitar de uma correcção em ambos os eixos, recorrendo-se àslentes esfero-cilindricas ou tóricas. As lentes esfero-cilindricas possuem em cada um dos meridianos principais uma determinada potência. Estas potências podem ser ambas do mesmo sinal (ambos os meridianos positivos ou negativos) ou de sinais contrários (Um meridiano positivo e outro negativo).

Fig.5- Astigmatismo corneano

(Fonte: www.upoop.pt)

2 -Classificação por Material de Lente2.1-Lentes Orgânicas

2.1.1-Vantagens:

* Mais Leves e mais resistentes ao impacto;
* Em caso de quebra, desfazem-se em fragmentos de maior tamanho e pouco cortantes;
* O seu peso é aproximadamente metade de uma lente mineral com a mesma potência;
* A matéria orgânica suporta melhor altas temperaturas que o vidro;
* O metal não se funde com a superfície da lente;
* Maior...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lentes Oftálmicas
  • lentes oftálmicas
  • Filtros Medicinais em Lentes Oftalmicas
  • Filtros Medicinais em Lentes Oftalmicas
  • Novas tecnologias na fabricação de lentes oftálmicas
  • LEntes
  • Lentes
  • Lentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!