claro

Páginas: 3 (708 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
O pré modernismo foi um período de intensa movimentação literária que marcou a transição entre o simbolismo e o modernismo, e foi caracterizado pelas produções desde inicio do século ate a Semana deArte Moderna, em 1922.
Para muitos estudiosos, esse período não deve ser considerado uma escola literária, uma vez que apresenta inúmeras produções artísticas e literárias distintas, em outraspalavras um sincretismo estético, com presença de características neo-realistas, neo-parnasianas e ne0-simbolistas.
Características do pré-modernismo:
Ruptura com o academicismo
Ruptura com o passadoe a linguagem parnasiana
Linguagem coloquial, simples
Exposição da realidade social brasileira
Regionalismo e nacionalismo
Marginalidade das personagens: o sertanejo, o caipira, o mulato
Temas:fatos históricos ,políticos, econômicos e sociais.

Muitos escritores pré modernos rompem com a linguagem formal do arcadismo e, além disso, exploram temas históricos, políticos e econômicos, vistoque o Brasil passava por momentos como a República do café com leite e inúmeras revoltas (Revolta da Vacina, Revolta da chibata, revolta armada, revolta de canudos).
Momentos históricos que serviramde cenário para o pre-modernismo foi a primeira guerra mundial e a republica do café com leite.
O pré-modernismo não chega a ser considerado uma escola literária, pois não há um grupo de escritoresque seguem a mesma linha temática ou os mesmo traços literários.
Um dos escritores que se destacam nesse período é Euclides da Cunha.
Euclides da Cunha (1866-1909) foi um escritor brasileiro,autor da obra "Os Sertões". Foi enviado como correspondente ao sertão da Bahia, pelo jornal O Estado de São Paulo, para cobrir a guerra no município de Canudos. Seu livro "Os Sertões", narra e analisa osacontecimentos da guerra. Nasceu no Rio de Janeiro, no dia 20 de janeiro de 1866. Filho de Manuel Rodrigues da Cunha Pimenta e Eudósia Alves Moreira da Cunha. Ficou órfão de mãe aos três anos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • claro
  • Claro
  • CLARO
  • Claro
  • Claro
  • Claro
  • claro
  • Claro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!