Clarina Ana Fasanaro Ativid 02 GPOP

397 palavras 2 páginas
O principal papel do Gestor de Pessoas é propiciar um ambiente de trabalho sadio, agindo de forma justa e coerente junto à sua equipe, sendo um mediador das relações humanas. Não é uma tarefa fácil já que as meta para atingir bons resultados exige a implantação de estratégias com objetivos claros a serem alcançados e isso envolve disciplina, dedicação e envolvimento por parte dos colaboradores. Partindo-se do princípio que todos são diferentes, cada um com seu temperamento, seu talento, seu tempo de aprendizado, seus princípios, sua ética, enfim sua bagagem, vemos que o Gestor de Pessoas tem que ter muita habilidade e possuir uma inteligência emocional acima da média.
As estratégias de motivação e valorização do trabalhador também fazem parte do papel do Gestor de Pessoas. Pessoas envolvidas e motivadas sentem-se mais felizes e isso se reflete no resultado do trabalho. Sendo assim a capacitação/treinamento deve ser uma prática constante. Entender os objetivos e toda a engrenagem que move a empresa propicia ao trabalhador entender melhor sua função e sua importância. Valorizar quem se destaca através de promoções, cria um ambiente que favorece o crescimento individual e coletivo criando uma disputa sadia entre os membros da equipe. É muito comum as pessoas ficarem desanimadas quando percebem que seu esforço não foi reconhecido. Mesmo quando a promoção não for possível, verbalizar o bom trabalho desenvolvido motiva muito o trabalhador.
Existe uma cultura enraizada de que o empregador é sempre um explorador. Quando temos um “chefe” com postura autoritária e distante da equipe, aflora mais ainda essa visão equivocada. Quanto mais valorizado, integrado e motivado, o colaborador vai se sentir parte da empresa e vai enxergar que quanto melhores forem os resultados de seu trabalho, melhor será o desempenho da empresa.
As empresas de médio e grande porte tem departamentos específicos para fazer a Gestão de Pessoas no tocante aos deveres e direitos dos trabalhadores.

Relacionados