CLARICE LISPECTOR E O INCESTO: UMA LEITURA DE O BÚFALO

4722 palavras 19 páginas
Andréa Iunes é escritora de narrativas curtas; professora de Literatura
Portuguesa e Brasileira; oficineira de criação literária, argumentação; especialista em
Literatura Brasileira Contemporânea. Contato: www.inspiraturas.com
CLARICE LISPECTOR E O INCESTO: UMA LEITURA DE “O BÚFALO”
Andréa Iunes
Os motivos que me levaram a escrever o presente texto foram bem pessoais. Primeiro,
Clarice é minha autora favorita e, segundo, de uma maneira ou de outra, sempre que “O
Búfalo” me chegava às mãos, tinha a impressão de que não havia conseguido retirar o principal do conto, de que faltava alguma parte no meu entendimento.
A primeira leitura que fiz foi a seguinte: “O Búfalo” conta a história de uma mulher que vai a um jardim zoológico encontrar o ódio de si mesma, perdoar um homem que não a amava.
Ela passa por vários animais, o casal de leões, a girafa, os macacos, o elefante, o camelo. Depois vai ao parque de diversões e anda na montanha russa. Volta aos bichos, vai à jaula do quati e ainda não encontra o ódio. Vai encontrá-lo finalmente na frente das grandes e altas grades do terreno de um búfalo, onde se mata.
A mulher vai a um jardim zoológico procurar o ódio, dela mesma, do homem; vai procurar o fim da esperança, da luta contra o destino, enfim, o cessar da vida. Por quê? Por que no jardim zoológico? Não é no jardim zoológico que os pais levam seus filhos? Não é nesse local que a família passeia unida? Pois é nesse local que a mulher, e o termo “mulher” no conto é usado de maneira forte, é nesse lugar que a mulher vai encontrar a morte.
No início do conto, a autora, fala de “dois animais louros” que, na minha interpretação, quer dizer dois iguais, dois da mesma espécie, duas pessoas de uma mesma família.
A personagem procura um motivo para odiar, pára na frente da jaula do casal de leões, o macho (figura masculina) passeava tranqüilo e a fêmea (figura feminina) voltava novamente a sua pose de esfinge. Qual é mesmo o significado simbólico de

Relacionados