Claretian1SOMBRAS DE GOYA

1125 palavras 5 páginas
Claretiano

RESUMO DE FILME SOMBRA DE GOYA

ANAIR CRISTINA PETRY,RA 1110982

Sombras de Goya
Esse filme se passa na Espanha, por volta de 1790, época em que o país vivia o radicalismo da inquisição ou Santa Inquisição foi uma espécie de tribunal religioso criado na Idade Média para condenar todos aqueles que eram contra as leis pregados pela Igreja Católica.... A inquisição era administrada pelos membros do clero, ou seja, pela igreja, o tribunal da inquisição tinha como objetivo punir aqueles considerados hereges, eles desejavam “limpar” o sangue, agindo contra os descendentes de judeus e muçulmanos, que por muitas vezes eram condenados mesmo sendo inocentes. Qualquer ato considerado, pelo próprio clero, um atentado contra o que eles acreditavam que era certo , determinava alguém com pratica da doutrina contraria, tendo, assim,que “pagar pelos seus atos”,era dada a penitência em forma de tortura, o que fazia com que a pessoa confessasse, até mesmo, um crime que não havia cometido, tudo para evitar a terrível dor da tortura que lhe era imposta. Os membros da igreja pregavam que se fosse inocente, o acusado suportaria a dor através das forças que Deus lhe daria, se não suportasse a tortura do interrogatório isso significava que era realmente culpado. .
As pessoas eram submissas ao poder da igreja, mesmo quando esse poder recaía de forma terrível sobre ela.Mesmo indo contra as decisões do clero, nunca tentavam interferir diretamente nas mesmas. Já os integrantes do clero sentiam-se os detentores do poder divino e faziam com que o resto da sociedade acreditasse nisso e se tornasse submissa a este poder.
A Igreja com a Revolução Francesa, viveu um de seus piores momentos, devido aos ideais iluministas que traziam um sentimento anticlerical, pondo, deforma violenta, seus ideais em prática, fazendo com que a igreja perdesse o poder que sustentava há muitos anos.
Em 1792, Espanha bobinas em meio ao tumulto e revolta da Revolução Francesa. Francisco

Relacionados