clara dos anjos

Páginas: 2 (371 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2013
Impunidade
Poder se sobrepõe a lei


Nas páginas da obra, Lima Barreto resgata e coloca à mostra o senhorzinho de escravos, desta vez como um homem da classe burguesa, que, mesmo após o adventoda libertação dos negros, continua a suplantá-los, banqueteia-se dos corpos das mulatas e, em decorrência de influência e poder, vê-se livrado das reprimendas contidas no Ordenamento que entãovigorava, qual seja: o Código Penal de 1890.
Malandro e perigoso, Cassi já havia se envolvido em problemas com a justiça, mas sempre fora acobertado pela sua família, especialmente sua mãe, que não queriaque fosse preso. Assim, conseguia subornar a polícia e continuar impune.
No começo, com a proteção do pai. Ao fim do segundo ou terceiro caso que veio a público, o pai não lhe falou mais e nunca maisse interessou pela sua liberdade. Sucederam-se outros, e, graças à intervenção da mãe junto a um irmão, médico do Exército, ele pôde arranjar rábulas sem escrúpulos, que, pelos meios mais nojentos,conseguiram retirá-lo das grades da detenção. Caluniava as vítimas com justificações em que eram testemunhas Timbó, Arnaldo e outros tais.
Ó também vou mandar uma parte importante para a 'Impunidade'"O Senhor Cassi Jones, de tão pouca idade, relativamente, contava perto de dez defloramentos e a sedução de muito maior número de senhoras casadas. Todas essas proezas eram quase sempre seguidas deescândalo, nos jornais, nas delegacias, nas pretorias; mas ele, pela boca dos seus advogados, injuriando as suas vitimas, empregando os mais ignóbeis meios da prova de sua inocência, no ato incriminado,conseguia livrar-se do casamento forçado ou de alguns anos na correção. Quando a polícia ou os responsáveis pelas vítimas, pais, irmãos, tutores, punham-se em campo para processá-lo convenientemente,ele corria à mãe, Dona Salustiana, chorando e jurando a sua inocência, asseverando que a tal fulana — qualquer das vítimas — já estava perdida, por esse ou por aquele; que fora uma cilada que lhe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Clara dos anjos
  • Clara dos anjos
  • Clara dos Anjos
  • Clara dos anjos
  • clara dos anjos
  • Clara dos Anjos
  • Clara dos Anjos
  • Clara dos anjos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!