Clacissismo

Páginas: 5 (1146 palavras) Publicado: 12 de agosto de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM
INSTITUTO DE NATUREZA E CULTURA - INC
UNIDADE ACADÊMICA DE BENJAMIN CONSTANT









CLASSICISMO (1527-1580)











BENJAMIN CONSTANT,
JUNHO/2014
SILVIA LIMA DA SILVA.
TANNY RAYSSE TAVARES DE OLIVEIRA.






CLASSICISMO (1527-1580)







Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial da disciplina deLiteratura Portuguesa, da professora Cristiane do Curso de Letras – Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola do Instituto de Natureza e cultura – UFAM.








BENJAMIN CONSTANT
JUNHO/2014
Tanny - Classicismo (1527-1580)
O Classicismo foi consequência do Renascimento, importante movimento de renovação científica e cultural ocorrido na Europa que marca onascimento da Idade Moderna. A base do Renascimento encontra-se no crescimento gradativo da burguesia comercial e das atividades econômicas entre as cidades europeias, o que acabou estimulando a vida urbana e as manifestações artísticas, que passaram a ser patrocinadas por ricos comerciantes (mecenato). O aperfeiçoamento da imprensa possibilitou uma maior difusão de ideias novas, contribuindo para oenriquecimento do ambiente cultural. As grandes navegações alargaram a visão de mundo do europeu, que entrou em contato com culturas diferentes. A matemática se desenvolveu, bem como o estudo das línguas, surgindo as primeiras gramáticas de língua portuguesa. Todo esse contexto fez nascer uma visão antropocêntrica de mundo. Ou seja, o homem é visto como centro do universo. O cristianismo continuaimperando, mas o homem renascentista já não é tão angustiado com as questões religiosas como o era o homem medieval. Dois movimentos religiosos que marcaram o século XVI tiveram grande repercussão social e cultural: a Reforma Protestante, liderada por Martinho Lutero (1483-1546); e a Contra reforma, movimento de reação da Igreja Romana. Os artistas – pintores, escultores, arquitetos – inspiravam-se nasobras dos antigos gregos e romanos, que se transformaram em modelos. Por isso mesmo, dizia-se que a gloriosa arte antiga estava renascendo.
Classicismo em Portugal o marco inicial do Classicismo português é em 1527, quando se dá o retorno do escritor Sá de Miranda de uma viagem feita à Itália, de onde trouxe as ideias de renovação literária e as novas formas de composição poética, como o soneto.O período encerra em 1580, ano da morte de Luís Vaz de Camões e do domínio espanhol sobre Portugal.
Já no Classicismo literário os escritores classicistas retomaram a ideia de que a arte deve fundamentar-se na razão, que controla a expressão das emoções. Por isso, buscavam o equilíbrio entre os sentimentos e a razão, procurando assim alcançar uma representação universal da realidade, desprezandoo que fosse puramente ocasional ou particular. Os versos deixam de ser escritos em redondilhas (cinco ou sete sílabas poéticas) – que passa a ser chamada medida velha – e passam a ser escritos em decassílabos (dez sílabas poéticas) – que recebeu a denominação de medida nova. Introduz-se o soneto, 14 versos decassilábicos distribuídos em dois quartetos e dois tercetos.

A literatura produzida noRenascimento: o Classicismo
À volta do mesmo espírito antropocêntrico da antiguidade faz com que o homem renascentista busque inspiração nos modelos artísticos e literários – nas obras – das antigas civilizações, principalmente nas da Grécia antiga. Assim, as características das obras da antiguidade são trazidas de volta e são também chamada de idade clássica e as obras produzidas naquela épocasão igualmente chamadas de clássicas. Como a obra renascentista possui as mesmas características da obra da antiguidade, também ela é chamada de clássica e esse período artístico e literário, de classicismo.

Características do Classicismo Renascentista:
Antropocentrismo
Presença de elementos da mitologia
Presença de elementos do cristianismo
Preciosismo vocabular
Obediência à versificação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • clacissismo
  • Clacissismo
  • Clacissismo
  • Clacissismo
  • Clacissismo
  • Clacissismo
  • Humanismo e clacissismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!