Claúdio Manuel da Costa, breve biografia.

Páginas: 3 (698 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2014
Nasceu na cidade de Ribeirão do Carmo (hoje Mariana), em Minas Gerais, em 1749 aos vinte anos foi a Portugal para estudar Direito na faculdade de Coimbra, dividindo as obrigações do curso com aprodução literária. No término do seu bacharelato em Direito, Claudio, retorna ao Brasil, onde exerce a função de advogado e ocupa vários cargos públicos em Minas, onde também ajudou a fundar uma academialiterária denominada “Arcádia Ultramarina”, juntamente com outros poetas e intelectuais.
Inspirados pelo pensamento iluminista, (iluminismo foi um movimento intelectual europeu que surgiu no séculoXVII , e defendia o uso da razão para promover mudanças na sociedade) os integrantes da Arcádia desenvolveram uma conspiração política contra o governador da capitania, culminando na ConjuraçãoMineira.
(EXPLICAR O QUE E COMO FOI A CONJURAÇÃO MINEIRA)
Nessa época, o Brasil ainda era colônia de Portugal, o qual cobrava alto e devo dizer absurdos impostos. Minas Gerais estava decaindo com relaçãoà produção de ouro, o que favoreceu para que em Vila Rica (atual Ouro preto), iniciar-se um movimento em 1789, o que seria chamado de inconfidência mineira, que visava separar o Brasil de Portugal, ecomo “vila pobre” estava relativamente atrasada no pagamento dos impostos, o inicio da revolução foi marcado para a data em que o governo iria efetuar a cobrança, que era chamada derrama.
Dentre osprincipais inconfidentes destacavam-se Claudio Manuel da costa, Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto e sua mulher, Bárbara Heliodora, Freire de Andrade, José Alvares Maciel e o líder do movimentoJoaquim José da Silva Xavier. Os objetivos eram proclamar a república, adotar uma bandeira com o lema: “Libertas quae sera tamen” (liberdade, ainda que tardia), mudar a capital para São João Del-Rei,libertar os escravos e criar uma universidade.
O desfecho foi, Joaquim Silvério dos reis traiu os companheiros, levando-os à prisão, sob acusação de lesa-majestade, isto é, de traição ao rei de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biografia cláudio manuel da costa
  • Biografia de Claudio manuel da costa
  • Cláudio Manuel da CostA
  • Claudio manuel da costa
  • Cláudio manuel da costa
  • claudio manuel da costa
  • Cláudio manuel da costa
  • Trabalho de Literatura-Claudio Manuel da Costa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!