Clínicas de reabilitação

Páginas: 10 (2412 palavras) Publicado: 5 de junho de 2011
Clínicas de Recuperação
O primeiro passo para a dependência química é a experimentação. Para se livrar da dependência, o usuário encontra no Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc) programas de apoio psicológico e encaminhamento de dependentes para clínicas especializadas.
Para se livrar da dependência, o usuário encontra no Departamento de Investigações sobre Narcóticos(Denarc) programas de apoio psicológico e encaminhamento de dependentes para clínicas especializadas. A falta de informação sobre as conseqüências do uso desses entorpecentes sugere a algumas pessoas a pensarem que o uso de droga possa ajudar de alguma forma a desinibir e transformarem os usuários da comunidade em modelos sociais a serem seguidos.
O prazo médio para recuperação do dependente químicodado pela clínica é normalmente cerca de 90 dias.
A palavra "reabilitação" já se tornou conhecida em todos os lugares. Embora possa significar várias coisas, normalmente se refere a um centro ou programa no qual uma pessoa pode encontrar tratamento para seu vício.
Antes da década de 80, qualquer um que procurasse ajuda para vício de álcool ou drogas era mandado para um hospício, um hospitalpsiquiátrico ou um hospital tradicional.
Nos anos 80, os centros de reabilitação separaram-se de suas bases psiquiátricas para englobar diversas formas de tratamento. Isso ocorreu, em parte, por causa de uma alteração na percepção do que era o vício. Em vez de declarar uma substância como causa do vício (com suas propriedades viciantes) ou de acreditar que o vício era falta de força de vontade, o vícioem si passou a ser visto como uma doença. O que não mudou, porém, foi o propósito dos centros de reabilitação: arranjar um local de conforto e descanso em que um viciado pode "eliminar o hábito".Durante vários anos, ir à reabilitação era visto como tabu. Não era algo sobre o que se falava abertamente e ainda é visto como uma vergonha às vezes, como se o paciente tivesse cometido alguma falha. Àmedida que um número maior de pessoas vai à reabilitação para encontrar ajuda para seus vícios, porém, ela se tornou algo aceitável, e necessário, na sociedade.
Recentemente, internar-se uma vez (ou várias vezes) em uma clínica de reabilitação, como conseqüência de nosso estilo de vida, tornou-se algo tão difundido que se acredita que algumas celebridades utilizam idas a essas clínicas como umrecurso publicitário para chamar a atenção.

A história da reabilitação

A idéia da reabilitação de vícios comportamentais existe desde o início do movimento do abstencionismo nos EUA do século XIX. Esse movimento, que começou por volta de 1800, deu origem às noções modernas de vício e à necessidade que nossa sociedade tem em aliviar o sofrimento de seus dependentes.
O objetivo do movimentoabstencionista era a abstinência ou a interrupção completa do uso de uma substância - no caso, o álcool. Eventualmente, o álcool passou a ser identificado como um agente de degradação social, e o movimento acreditava cada vez mais que a sociedade era responsável por cuidar de seus alcoólatras por meio da eliminação de qualquer bebida alcoólica.
A organização criou os primeiros centros de reabilitaçãonos Estados Unidos, chamados de "casas de sobriedade", em que os homens viviam coletivamente, longe das tentações do mundo. As casas de sobriedade foram criadas em 1840 em cidades como Boston e Nova York pela Sociedade Washingtoniana, um ramo do movimento abstencionista.
O movimento começou focando seus esforços no público em geral. Se uma sociedade podia estar livre do álcool, eles diziam, entãoela poderia se livrar dos alcoólatras.
Após um século crescendo em termos de crença e membros, o movimento abstencionista ajudou a aprovar a Lei da Proibição, que proibia a venda, a posse ou o consumo de álcool nos EUA, em 1920. A sociedade americana como um todo, porém, não estava preparada para desistir das bebidas, e a lei foi revogada 13 anos depois. A experiência, contudo, teve um efeito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • clinica de reabilitaçao
  • memorial de especificaçaõ clinica reabilitação
  • reabilitação
  • Reabilitação
  • Reabilitação
  • Reabilitação
  • reabilitação
  • Reabilitacao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!