Clínica e saúde coletiva compartilhadas:

Páginas: 18 (4406 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
TEORIA PAIDÉIA E A CO-PRODUÇÃO SINGULAR DO PROCESSO SAÚDE E DOENÇA

Para a teoria Paidéia as mudanças são inevitáveis, ainda que ocorram imersas em expressivos movimentos de resistência ao novo. Os fenômenos sociais, entre eles a saúde e a doença das pessoas, resultam da interação de uma multiplicidade de fatores. Alguns são agenciados por sujeitos localizados em instâncias externas à pessoaou á coletividade em foco. Outros fatores atuam a partir do interno da pessoa ou agrupamento em análise formaram uma espécie de amálgama entre essas três vertentes teóricas. O Estado e inerte quando abandonado á própria sorte, e uma casca vazia. São os agentes de governo e da burocracia, sujeitos, por tanto, que operam as estruturas estatais, em quadrados pelos limites de suas regras e normas.O método Paidéia é um recurso elaborado para ampliar o coeficiente de intencionalidade dos sujeitos viventes nesse caldeirão de mudanças contínuas. As pessoas sofrem a influência, mais também reagem aos fatores/sujeitos com quem interagem. Havendo, por tanto, uma co-responsabilidade pela constituição de contextos singulares.

A SÍNTESE SINGULAR: A INTERFERÉNCIA DOS SUJEITOS NA CO-PRODUÇÃO DOMUNDO E DE SI MESMA

O Campo Singular refere-se à capacidade de reflexão e de intervenção dos sujeitos humanos sobre a dinâmica da saúde e da doença e sobre a co-constituição de si mesmos e de suas organizações.

O singular é o resultado sintético da influência do contexto sobre os sujeitos e, ao mesmo tempo, resultam da intervenção destes sujeitos sobre o contexto e sobre si mesmos;co-produção.

O sujeito interfere no mundo por meio da política, da gestão, do trabalho e de práticas cotidianas. Com esta finalidade busca conhecer ou pelo menos compreender a si mesmo e ao mundo da vida. Para a perspectiva Paidéia há uma co-responsabilidade do indivíduo e dos sujeitos coletivos sobre o processo saúde e doença.

O ser humano caracteriza-se por não conformar aos ditames da estruturasocial ou da natureza, buscando interferir sobre eles de forma reflexiva e deliberada. Esta compreensão pode ocorrer de maneira espontânea ou sistemática. A teoria seria uma forma elaborada de

saber, a ponto de compor um paradigma; isto é, o “sujeito epistêmico” lidará com um conjunto de conceitos que lhe permitam uma visão crítica dos espaços e estruturas onde atua. O método Paidéia não sugere anecessidade ou a possibilidade de transformar as pessoas em “sujeitos epistêmicos”, uma espécie de filósofo no sentido forte da palavra, isto é, pessoas dotadas da capacidade de analisar os acontecimentos a partir de um referencial cultural e teórico muito amplo.

O que a teoria Paidéia enfatiza é a necessidade de que, mediante a adoção de alguma metodologia de apoio, as pessoas consigamdesenvolver maior capacidade reflexiva e, em conseqüência adquiram maior capacidade de interferir sobre os fatores estruturados que as condicionam, sejam fatores externos ou internos ao sujeito. O método Paidéia de apoio tem, portanto, como objetivo a constituição de “sujeitos reflexivos”, tendo como possibilidade-limite até mesmo a constituição do “sujeito epistêmico”. Ou talvez de mestres,professores, filósofos e sábios que teriam um papel prático específica de apoiar as pessoas com quem convivem para que consigam a ampliação da capacidade de análise de si mesmo e do mundo.

A teoria e o método Paidéia têm como finalidade realizar um trabalho sistemático para aumentar a capacidade das pessoas de agirem sobre o mundo, favorecendo a capacidade de “sujeitos reflexivos e operativos”. Um dosmeios para incrementar a capacidade de ação dos sujeitos é a política. A professora Cecília Minayo (2001) em um estudo sobre a determinação e protagonismo do “sujeito histórico” apontou a existência de visões muito variadas sobre este tema entre várias correntes das ciências sociais e da saúde coletiva.

Os “sujeitos históricos” existem, mas as pessoas também pensam sobre o mundo sem estarem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • clinica ampliada e compartilhada
  • Clínica Ampliada e Compartilhada
  • Saude Coletiva
  • saúde coletiva
  • Saude coletiva
  • Saude coletiva
  • Saúde coletiva
  • Saude coletiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!