Clássicos

Páginas: 5 (1028 palavras) Publicado: 21 de março de 2013
O MODELO CLÁSSICO

(Ler Froyen, cap. 3)

Para entender o modelo clássico, é importante saber diferenciar entre variáveis reais e nominais.

A variável nominal é aquela que não desconta o efeito da inflação. Por exemplo, em 2011 o salário mínimo que vigorou foi de R$ 575,00. Este é seu valor nominal. Para achar o valor real, temos que descontar a inflação que houve nesse período, o quefazemos dividindo o salário nominal por um índice de preços.


|Real= | nominal |
| |preços |


O que devemos entender é o seguinte:

Quanto maior a inflação, menor é o salário real, e quanto menor for a inflação, maior será o salário real. O mesmo se aplica ao Produto do país: se a inflação do ano for alta, o Produto Real é bem menor que o ProdutoNominal.

Quem são os “Clássicos”?

Keynes inovou em 1936, ao trazer o enfoque da Macroeconomia em sua obra A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda.

Ele chamou de “clássicos” todos os economistas que tinham escrito sobre variáveis macroeconômicas antes de 1936. Podemos citar como variáveis macro o Produto do país, a Renda do país e o nível de emprego.

Obs.: Atualmente separamos essesautores da fase anterior a Keynes em 2 grupos. O primeiro designado clássicos, é dominado pelos trabalhos de Smith (A Riqueza das Nações, 1776), David Ricardo (Princípios de Economia Política,1817), e John Stuart Mill (Princípios de Economia Política, 1848), Marx (O Capital, 1867). O segundo, denominado neoclássicos, tem como seus representantes mais proeminentes os ingleses Alfred Marshall(Princípios de Economia,1920) e A.C. Pigou (A teoria do Desemprego,1933).

O MODELO CLÁSSICO (todos os que antecederam a Keynes)

Para os economistas clássicos, uma economia está em equilíbrio quando se encontra no pleno emprego, ou seja, usa 100% dos seus recursos de produção. Isso é o mesmo que dizer que o produto efetivo é igual ao potencial (nível máximo que o Produto pode alcançar em um país).Os clássicos postulam que a economia de um país tende ao pleno emprego mesmo no curto prazo. Explicam que as forças de mercado conduzem naturalmente a economia ao pleno emprego, ponto em que se igualam a oferta e a procura de mão-de-obra.

O que determina qual é o nível máximo de Produto de um país? Os clássicos afirmavam que o Produto depende do estoque de fatores de produção (terra, capital,mão-de-obra...) e do seu grau de avanço tecnológico. Se um desses fatores aumentar, o nível de Produto Potencial (= máximo) também aumenta.

A relação entre o Produto e seus determinantes é dada pela Função de Produção. Para cada nível de utilização de recursos (=insumos), a Função mostra o valor resultante de produção, e pode ser escrita como:y = F(K,N)

y = Produção Real;

K é o estoque de capital (planta e equipamentos)

N é a quantidade de mão-de-obra, suposta homogênea (mesma qualificação)

No curto prazo, as hipóteses do modelo são de que o estoque de capital, a tecnologia a população são fixos, ou seja, não aumentam nem diminuem. O nível de Produto que o país terá depende unicamente do grau de utilização da mãode obra (N); usando 100% desta, o Produto será o máximo possível.

Assim, para os clássicos a análise dos determinantes do Produto depende de variáveis reais. A moeda, em sua concepção, serve para facilitar as trocas, mas não influencia o nível de Produção de uma economia; isso significa que a moeda é neutra. Essa será uma grande diferença em relação à teoria de Keynes, em 1936.

Note aindaque para os clássicos o mercado funciona para alocar os recursos, os agentes econômicos são racionais e usam as informações conhecidas para tomarem sempre a melhor decisão. A melhor decisão individual é aquela que maximiza o benefício; para um indivíduo, é a decisão que maximiza sua satisafação. Para uma empresa, é aquela que maximiza seu lucro. Assim, a intervenção do governo na economia não é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Classico
  • Os classicos
  • classico
  • Os classicos
  • Os Clássico
  • classicos
  • Classicos
  • Classicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!