Ciênncia política e tge

1170 palavras 5 páginas
Sociedade
Sociedade é um grupo de pessoas que vivem em grupos, existem varias teorias de sociedade, onde cada sociólogo define uma maneira diferente de sociedade. Existem duas teorias sobre o fundamento da sociedade a teoria organicista os papeis na sociedade são bem divididos, onde somados constituem um todo da sociedade; a teoria mecanicista que é individualista, onde cada indivíduo tem a liberdade e a autonomia.
Teoria Organicista
A sociedade organicista trabalha como um corpo, em sintonia, onde cada pessoa funciona como um órgão, onde para o bom funcionamento, todos têm que estar em sintonia, para que nenhuma parte pare de funcionar. Cada qual com uma função distinta, mas todos em prol ao um mesmo objetivo.
Os organicistas têm como filosofia grega Platão, onde em sua obra A Republica, ele estrutura a sociedade de uma forma onde todos têm papeis definidos, não havendo individualidade ou ambição.
Dentro do organicismo, ainda podemos dividir duas modalidades: o materialismo, onde a sociedade é comparada com um corpo, dentro da biologia; e o idealista que crê na existência de um espírito popular que pode ser por fonte histórica.
Teoria mecanicista
A sociedade mecanicista cada indivíduo vive com autonomia, e liberdade, onde pensa em seu bem estar, sem pensar em um bem comum, é como se fosse maquinas trabalhando em diferente sentido, onde cada qual faz uma função diferente.

Teoria Eclética
Onde se usa um pouco da teoria mecânica, e da teoria organicista, tornando uma sociedade equilibrada, onde os indivíduos alem de pensar em um bem
Comum, tem a ambição, onde o individualismo também tem espaço, para as realizações pessoais, podendo depender ou não de outro na sociedade.

Nação
É a reunião de pessoas, geralmente do mesmo grupo étnico, falando o mesmo idioma e tendo os mesmos costumes, formando assim, um povo, cujos elementos componentes trazem consigo as mesmas características étnicas e se mantêm unidos pelos hábitos, tradições, religião,

Relacionados