Ciênias Ambientais - Artigo

1644 palavras 7 páginas
O AQUECIMENTO GLOBAL E O
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

IGHOR TEIXEIRA DE MORAES – 2011.2.100.360
RIO DE JANEIRO, 6 DE MAIO DE 2012

Sumário

Resumo

Introdução
Este ensaio tem o objetivo de analizar a problemática acerca do aquecimento global e do desenvolvimento sustentável observando dados divulgados por diferentes órgãos e estudos feitos em atenção às mudanças ocorridas no clima do planeta Terra desde a Revolução Industrial além de oferecer uma visão sobre o que é o Desenvolvimento Sustentável e como a Mídia e a Comunidade Científica enxergam isso.
Aquecimento Global
Apesar de as mudanças climáticas fazerem parte da história do planeta Terra, grande parte da comunidade científica internacional mostra que o aquecimento global mais recente está sendo ocasionado pelo acúmulo de gases antropogênicos na atmosfera. Esses gases poluentes contribuem para a intensificação do efeito estufa, fenômeno natural que regula a temperatura da Terra, que por sua vez retém uma maior quantidade do calor vindo do Sol impedindo que este seja devolvido ao espaço por meio da irradiação natural do nosso planeta.
Institutos internacionais como o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas – IPCC e a Organização Meteorológica Mundial – WMO (siglas em inglês), através de seus relatórios e registros climáticos, reforçam o pensamento da comunidade científica quanto à ação prejudicial do homem sobre a natureza. Além dos gases lançados na atmosfera (CO2, CH4 entre outros) outros fatores contribuem para o aumento da temperatura global como a queima de combustíveis fósseis e a mudança na forma de utilização das terras. Isso inclui a derrubada de árvores em locais onde ocorrem nevadas e em florestas tropicais impedindo que o calor seja refletido e que vapores de água decorrentes da transpiração das árvores atinjam a atmosfera, respectivamente.
A revolução industrial proporcionou muitos avanços tecnológicos fundamentais para a transformação da vida

Relacionados

  • Deficiencia intelectual
    12771 palavras | 52 páginas