Ciências Sociais_RDR

429 palavras 2 páginas
Quando existe uma norma num grupo, os membros estão prontos a aplicar sanções e a intervir quando há infração. Sobre este contexto, assinale a alternativa incorreta:

Escolher uma resposta. a. As normas sociais são acompanhadas por sanções, que promovem a conformidade. As sanções protegem as normas da não conformidade e o conceito de desvio social é bem mais amplo do que o de crime, que se refere a uma conduta não conformista que infringe uma lei. b. O crime e as outras formas de desvio são geneticamente determinadas, por isso a conformidade e o desvio são definidos universalmente c. A lei é uma sanção, definida pelo governo, como uma regra ou um princípio que deve ser seguido pelos cidadãos d. As normas sociais são acompanhadas por sanções, que promovem a conformidade. As sanções protegem as normas da não conformidade e. O conceito de desvio social é bem mais amplo do que o de crime, que se refere a uma conduta não conformista que infringe uma lei
Question 4
Notas: 1
“No panorama brasileiro, o estado desordenado do sistema carcerário constitui-se mais um dos efeitos da falência dos paradigmas da modernidade. A prisão serve tão somente para deportar do meio social aqueles indivíduos que representam um risco à sociedade. (…) Ela exclui do ângulo de visibilidade as mazelas sociais, mas não recupera o infrator e não contribui para diminuir as práticas criminosas.”

(Maria Angélica Dassi – “A pena de prisão e a realidade carcerária brasileira: uma análise crítica” – Disponível em: http://www.conpedi.org/manaus/arquivos/anais/bh/maria_angelica_lacerda_marin_dassi.pdf . Acesso em 22/05/10).

Entre as sanções físicas, empregadas pelo Estado, estão as prisões. Sobre a prisão como resposta ao crime, de modo geral, cabe apontar que:

Escolher uma resposta. a. Todas as afirmativas são falsas b. Os países com menores índices são aqueles nos quais o Estado associa o sistema prisional às sanções físicas, como a pena de morte c.

Relacionados

  • diritos humanos
    1363 palavras | 6 páginas