Ciências na Educação_Espaços Formadores

588 palavras 3 páginas
Ciências na Educação
Explorando Espaços Formadores no ensino de Ciências
Ambientes Educativos e o ensino de Ciências

Seguindo os objetivos escolares de ampliar habilidades, desenvolver a curiosidade e a vontade de investigar, nada é mais adequado do que diversificar os Espaços Formadores, percorrer por variados Ambientes Educativos, transformando e disponibilizando alternativas que despertam a atenção e melhor compreensão do mundo, entendendo que ele se apresenta dinâmico, com relações de causa e efeito. E é pela disciplina da Ciência que mais fácil pode-se integrar as teorias com as práticas, pela participação direta e ativa dos alunos. Os ambientes físicos, portanto reais, possibilitam uma infinidade de práticas pedagógicas, potencializando o despertar de habilidades latentes, entre os diferentes alunos e seus saberes, estimulando o diálogo, a observação, o planejamento e a produção teórica, sobre distintos objetos reais e no que se relacionam. De preferência utilizando todos os sentidos naturais, para que todos os alunos possam ser envolvidos, cada um com suas próprias características e habilidades.
Acredito ser muito importante os conteúdos ou temas relacionados com a própria vida e a convivência social e ambiental, pois ao possibilitar a descoberta de habilidades, ou não habilidades, o aluno passa a saber o que é mais, ou menos relevante para si mesmo e para os outros, se autocompreendendo e percebendo as diferenças individuais.
Por exemplo, pode-se dividir a turma de alunos em grupo, ou mesmo por turmas, onde cada grupo teria o objetivo de investigar os tipos de poluição ambiental. Suas causas, seus efeitos no ambiente, na saúde pessoal e na qualidade de vida de ambos.
Começando por pesquisar em livros ou internet os tipos de poluição;
Investigar os lugares no município que apresentam esses problemas, até mesmo por pesquisas na sociedade, pelos moradores de bairros, vilas, interior ou no centro;
Elaborar perguntas e uma sequencia de dados para a

Relacionados