Civilização material, economia e capitalismoa capítulo 1

289 palavras 2 páginas
1-Civilização, mentalidade e instituições;
A civilização, é um grupo de vários povos que falam a mesma língua, partilham da mesma mentalidade coletiva,submetem-se as mesmas instituições de organização social e dispõem do mesmo saber tecnológico.
A mentalidade coletiva há sempre várias espécies, existe sempre uma mentalidade geral e em comum a sociedade,porem no interior de uma grande sociedade, cada grupo de importância, é dotado de uma mentalidade particular, bem distinta dos demais grupos. Segundo Marx, no mundo moderno que é capitalista, hámentalidade de classes, de etnias, gênero, urbanas, campestres, regionais e nacionais, entre outras.
Logo as instituições sociais, formam-se em torno das relações de poder com base em sistemas normativosonde na civilização moderna, é formado de modo predominante por normas escritas estendendo a toda humanidade.
2- A Construção Hierárquica Estamental;
Trata-se de uma organização social hierarquizada,onde os únicos a dispor do poder são, os sacerdotes sobre as almas, e os militares sobre os corpos, enquanto os agricultores permanece sujeito aos demais
3- A desestruturação do sistema feudal;
Ascondições dos senhores feudal fundava-se, necessariamente, na posse legitima da terra. Ouve a decadência do feudalismo, onde os burgueses abandonados puderam dar-se ares aristocráticos, comprandoterras. A posse legitima da terra, era um titulo de nobreza. Em lugar das consagradas ordens ou estamentos, vinculados a terra, surgiam nas novas cidades livres do poder feudal, grupos sociais não dotadosde um estatuto jurídico próprio que possuía direitos e deveres formalmente iguais. O que distinguia substancialmente era o nível de suas posses e a propriedade de bens de produção. Daí nasceu asociedade de classes.
4- A nova mentalidade burguesa;
Os burgueses mostram uma nova mentalidade diversa da sociedade antiga, essa nova mentalidade foi registrada para uso dos comerciantes,

Relacionados

  • A construção social da realidade
    577394 palavras | 2310 páginas
  • A construção social da realidade
    577394 palavras | 2310 páginas