civilizacoes ameridinas

345 palavras 2 páginas
segundo os estudiosos, houve uma grande evolução entre a "era primitiva" e a "nova era", ou a era da modernidade. Porém, toda esta diferença está na evolução das coisas para facilitar a vida do ser humano. Mas em termos de caráter, de uma vida em comunidade e de uma sociedade justa, acredito que pouco evoluímos. Na verdade, a grande evolução industrial, capitalista, não reflete a evolução do ser humano.

O período primitivo foi o mais extenso que conhecemos na história da humanidade.
Neste período surgiram nossos primeiros antepassados. Daí para frente a evolução foi diária, e a cada dia ficamos materialmente e fisicamente diferentes. O desenvolvimento da mente e a acumulação das experiências e conhecimentos nos forneceram o direito de pensar. Não podemos negar o aperfeiçoamento dos instrumentos, utensílios domésticos e outros atrativos criados para levarmos uma vida moderada e luxuosa.

Na era medieval, respeitávamos as forças da natureza, acreditávamos na vida após a morte, enterrávamos nossos mortos com suas roupas, enfeites e oferendas. Também surgiram várias religiões e seguidores nesta era, e dependendo da região, as religiões tinham total domínio sobre a política e a vida das pessoas. Isso não mudou muito na nova era.

No final da era primitiva, a organização social se baseava em pequenos grupos unidos por laços familiares. Com o passar do tempo, a vida em grupo evoluiu e começamos a nos organizar socialmente. Havia uma divisão simples do trabalho, de acordo com a idade e o sexo. As mulheres cuidavam das crianças que, juntamente com elas, eram responsáveis pela coleta de frutos e raízes. Os homens caçavam, pescavam e defendiam o território, sempre realizando as tarefas em grupo. Neste período respeitava-se uma hierarquia. Tudo o que era caçado, pescado ou coletado era dividido. Nos dias de hoje isso não acontece e, mesmo com o domínio da agricultura, convivemos com centenas de pessoas, diariamente, sofrendo e morrendo de fome.

Relacionados