Civiliza O Eg Pcia

Páginas: 2 (410 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015
Civilização Egípcia – Resumo (Parte 03/04)


A economia egípcia

A agricultura era a principal atividade econômica do Egito Antigo. Eram cultivados cereais, oliveiras, alface, cebola, alho, uva,figo, linho etc. Os egípcios aprenderam a aproveitar as águas das enchentes do rio Nilo, construindo canais de irrigação e diques, o que lhes possibilitava aumentar a área de cultivo. Durante o períodode inundação do Nilo, os camponeses trabalhavam gratuitamente para os faraós, na construção de túmulos e templos.
A pecuária não apresentou grande desenvolvimento, sendo criados bois, asnos, burros,porcos, carneiros, cabras e aves, como patos e gansos. Também eram praticadas a caça e a pesca.
O comércio interno realizava-se em mercados, onde os produtos eram expostos. O comércio externo eracontrolado pelo Estado e só se iniciou no Médio Império. Os egípcios faziam comércio com a Fenícia, a ilha de Creta, a Palestina e a Síria. Exportavam trigo, cevada, tecidos, cerâmica; importavam madeiras,marfim e metais preciosos. Por causa da ausência de moedas, as trocas eram diretas.
Os egípcios também desenvolveram o artesanato e as manufaturas. Produziam jóias, móveis, armas, ferramentas,tecidos, enfeites, utensílios de vidro etc.

A sociedade egípcia

Na sociedade egípcia havia uma rígida hierarquia entre as camadas sociais. A mobilidade social praticamente inexistia, pois as profissões,os cargos e as funções eram, na maior parte das vezes, transmitidos por herança.
A posição mais alta da hierarquia social era ocupada pelo faraó e sua família, geralmente muito numerosa, já que elepodia ter várias esposas e concubinas. Abaixo do faraó vinham os nobres, que ocupavam altos postos no governo e no exército.
Seguiam-se os sacerdotes, considerados intermediários entre os deuses e oshomens e que também se dedicavam às atividades intelectuais e científicas. Os nobres e os sacerdotes detinham grandes privilégios.
Em seguida, vinha a camada dos funcionários reais, destacando-se os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A CIVILIZA O EG PCIA
  • A Civiliza O Eg Pcia Antiga Desenvolveu
  • A Civiliza O Eg Pcia Cresceu S Margens Do Rio Nilo
  • A Cultura Eg Pcia
  • Arte Eg Pcia
  • Arte Eg Pcia
  • Arte Eg Pcia
  • As Origens Da Religi O Eg Pcia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!